Clima de Malta – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Malta tem um clima tipicamente mediterrâneo. Os meses de Verão são quentes e secos e os meses de Inverno apresentam temperaturas moderadas.

A temperatura média anual nas Ilhas Maltesas é de 18ºC, variando entre 12ºC em janeiro e 30ºC nos meses de julho e agosto. A precipitação anual é baixa. A estação balnear pode facilmente estender-se até meados ou final de outubro.

Temperaturas Sazonais

O Verão em Malta é longo, quente, e sem chuva. Entre junho e setembro, as temperaturas médias durante o dia rondam os 30ºC. Por vezes, as temperaturas mais elevadas são arrefecidas pelas brisas marítimas que trazem mais humidade e arrefecem o ar.

Em situações extremas, os termómetros podem ultrapassar os 40ºC, principalmente quando o arquipélago é afetado pelo vento Sirocco, proveniente do Norte de África, que se caracteriza por ser quente e seco.

O Inverno é ameno, com temperaturas médias em torno de 14ºC / 15ºC. Esta época do ano é muito procurada pelos turistas britânicos, que viajam para Malta à procura do bom tempo.

Os meses de Outono têm temperaturas moderadas, com valores em torno dos 20ºC. O período da Primavera é, porventura, a época com o clima mais agradável. As temperaturas são confortáveis, oscilando entre 16ºC e 20ºC, e a chuva é praticamente inexistente.

Precipitação

A precipitação anual é baixa, e ocorre principalmente nos meses de Outono e Inverno, sendo novembro o mês mais chuvoso. Uma parte da precipitação que ocorre neste período assume a forma de chuva forte e trovoadas.

A melhor época para visitar Malta

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Valletta

A temperatura da água do mar é de 21ºC em junho, sendo que nos meses de agosto e setembro os valores chegam a ser superiores a 26ºC.

Quando Ir

Malta pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, pode considerar-se que o período ideal é entre abril e junho quando as temperaturas são mais amenas e praticamente não chove.

Os meses de julho e agosto podem ser muito quentes, tanto de dia como de noite, o que pode ser desagradável (a não ser que esteja na praia), em especial nos dias em que sopra o vento proveniente da costa africana.