Clima do México: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima do México é determinado pela diferenciação geográfica e pela altitude. Em termos gerais, podem-se distinguir vários tipos de climas no território mexicano.

O Trópico de Câncer é o principal responsável por esta distinção, dividindo o país em duas grandes áreas: a zona temperada e a zona tropical.

Nas terras quentes do México (áreas com altitude inferior a 600 metros) o clima é tropical húmido com temperaturas constantes ao longo do ano, sendo que os valores médios rondam os 26ºC / 27ºC. A península de Yucatan e as planícies de Chiapas são algumas das regiões influenciadas por este tipo de clima.

Na região de clima temperado (áreas com altitude entre 700 e 1600 metros) as temperaturas médias rondam os 21ºC / 22ºC com fracas amplitudes térmicas entre o dia e noite. Os meses mais chuvosos são junho, agosto e setembro.

Na terra fria (áreas com altitude entre 1600 e 3000 metros) o clima é ameno com chuva distribuída ao longo do ano. A estação chuvosa ocorre entre junho e setembro. A cidade do México fica localizada nesta região do México.

Nas terras geladas (áreas com altitude superiores a 3000 metros) o clima é tipicamente de montanha com temperaturas baixas, ventos fortes, e neve em permanência nas áreas de maior altitude.

Melhor época para visitar o México

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Cancun (México)

Quando Ir

Genericamente, o México pode ser visitado em qualquer época do ano. No entanto, os períodos ótimos variam de região para região.

Por exemplo, para as áreas costeiras, tanto do Pacífico como do Mar das Caraíbas, o melhor período para fazer a visita é durante a estação seca, nomeadamente entre dezembro e abril, quando as temperaturas são mais agradáveis e chove menos.

Os meses de agosto e setembro devem ser evitados devido à probabilidade de ocorrência de furacões.

Consulte também: clima de Cancun e quando ir.

Partilhar.