Clima de Miami – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Miami é tropical com duas estações distintas (seca e húmida).

O estado do tempo na cidade é influenciado pela posição geográfica (a norte do Trópico de Câncer) e pela proximidade à corrente quente do Golfo.

A estação seca ocorre entre dezembro e abril. As temperaturas máximas médias variam entre 25ºC e 27ºC. As temperaturas mínimas médias raramente baixam de 15ºC.

Nesta época do ano a humidade relativa é baixa e os dias são normalmente de céu limpo com sol. Os quantitativos de precipitação também são baixos (em média 7 dias de chuva por mês).

A estação húmida ou das chuvas acontece entre maio e meados de outubro. Durante esta época do ano as temperaturas máximas médias excedem os 30ºC e a humidade relativa é normalmente superior a 90%. Em alguns dias os termómetros podem ultrapassar os 35ºC. À tarde são frequentes as trovoadas com chuva intensa e de curta duração, bem como as brisas provenientes do Oceano Atlântico.

Os meses mais chuvosos são junho, agosto e setembro com valores de precipitação 5 a 6 vezes superiores em comparação com a estação seca. Em média existem 16 a 17 dias de chuva por mês entre junho e setembro.

Em Miami, a época dos furacões ocorre entre junho e finais de novembro, sendo que os meses de agosto e setembro são aqueles em que existe uma maior probabilidade de ocorrência deste tipo de fenómenos meteorológicos.

Dados de temperaturas e chuvas em Miami

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Miami

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Miami é durante a estação seca quando as temperaturas são mais amenas e a chuva é menor. No entanto, este período do ano é considerado como época alta e os preços dos hotéis são mais elevados do que nos restantes meses do ano.

Assim, se pretender visitar Miami entre dezembro e abril é aconselhável fazer a reserva de alojamento com alguns meses de antecedência para garantir os melhores preços para a sua estadia.