Clima de Moçambique: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima de Moçambique é tropical húmido, sendo influenciado pelo regime das monções de nordeste provenientes do Oceano Indico e pelas correntes quentes do canal de Moçambique.

Este tipo de clima caracteriza-se por duas épocas distintas: a estação das chuvas e a estação seca.

A estação das chuvas ocorre entre meados de outubro e abril com chuvas intensas, principalmente nas regiões de maior altitude. A humidade relativa é bastante elevada durante este período com valores médios entre 70 e 80%. As temperaturas médias variam entre 20ºC na região sul e 26ºC nas regiões do norte do país.

A estação seca, influenciada pelas monções de sudoeste com origem no continente, ocorre entre maio e setembro com temperaturas máximas entre 24ºC e 26ºC e valores mínimos em torno dos 15ºC.

As temperaturas são relativamente constantes ao longo do ano, sendo que os meses mais quentes são janeiro e fevereiro, época do ano em que chove mais.

Refira-se que as regiões de maior altitude têm um clima tropical de altitude em muito semelhante ao clima das regiões temperadas.

Dados de temperaturas e chuvas em Moçambique.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Maputo, Moçambique.

Quando Ir

A melhor época para visitar Moçambique é durante a estação seca, ou seja, entre maio e setembro, quando a chuva é menor e as temperaturas são mais amenas.

Durante a estação das chuvas, podem ocorrer cheias em algumas regiões de Moçambique, principalmente no norte e no centro do país, pelo que não é aconselhável viajar para estas regiões nestes períodos.

Partilhar.