Clima de Moscovo – Quando Ir e Melhor Época para Visitar

0

A cidade de Moscovo possui um clima continental húmido com estações bem definidas e com diferenças de temperatura muito significativas ao longo do ano.

Os meses de Verão apresentam temperaturas moderadas, sendo que os meses mais quentes são junho, julho e agosto com temperaturas médias de 23ºC. No entanto, entre maio e setembro, podem ocorrer vagas de calor durante vários dias ou semanas consecutivas, registando-se temperaturas superiores a 30ºC durante o dia.

É também nesta época do ano que chove mais, principalmente entre junho e outubro, sendo que mais de 2/3 da precipitação anual ocorre neste período. A chuva ocorre normalmente durante a tarde e caracteriza-se por ser intensa e concentrada.

Os meses de Inverno caracterizam-se por serem muito frios devido à influência das massas de ar provenientes do interior do continente. As temperaturas máximas médias não ultrapassam -3ºC e as mínimas rondam os -9ºC. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro com temperaturas médias de -6,5ºC. Nesta época do ano a precipitação ocorre sob a forma de neve (15 a 18 dias por mês).

Nas estações de transição, como a Primavera e o Outono, as temperaturas são mais moderadas com temperaturas máximas médias entre 11ºC e 18ºC e mínimas médias entre 2ºC e 12ºC.

Dados de precipitação e temperatura em Moscovo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Moscovo

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Moscovo é entre maio e setembro quando as temperaturas são mais amenas e os dias são mais longos (maior número de horas de sol). Nesta época do ano é aconselhável levar um guarda-chuva, pois é provável que chova.

Partilhar.