Clima de Munique – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A cidade de Munique tem um clima continental húmido.

A particularidade deste clima é a maior ocorrência de chuva no Verão, por oposição ao clima mediterrânico em que chove tipicamente no Inverno.

Localizada no centro da Europa, Munique está também sujeita à influência de outros climas, o que torna o estado do tempo nesta cidade alemã relativamente variável.

Temperaturas Sazonais

Os meses de Verão apresentam temperaturas moderadas, que começam a baixar por altura da Oktoberfest. As temperaturas máximas médias no Verão variam entre 22ºC e 24ºC. As temperaturas mínimas oscilam entre 11ºC e 15ºC, sendo julho o mês mais quente.

Os meses de Inverno caracterizam-se por terem temperaturas abaixo de 0ºC nos períodos mais frios. Nesta estação, as temperaturas mínimas médias atingem -3ºC. Em janeiro e fevereiro, os valores médios máximos raramente ultrapassam os 5ºC.

Precipitação

A chuva é presença habitual o ano inteiro. No entanto, o período mais chuvoso ocorre entre maio e agosto, com trovoadas e aguaceiros fortes e frequentes. Os meses mais secos são janeiro e fevereiro.

Dados de precipitação e temperatura em Munique

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Munique

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Munique é entre abril e meados de outubro quando as temperaturas são mais amenas.

A Primavera é de facto um dos melhores períodos do ano para visitar a capital da Baviera, com as ruas e os jardins floridos. Os dias são normalmente de céu limpo e sol, embora exista a probabilidade de ocorrência de chuva (cerca de 10 dias por mês em média).

Se viajar entre junho e agosto (época alta) ou durante a Oktoberfest, é aconselhável fazer a reserva do hotel com algumas semanas ou meses de antecedência para garantir os melhores preços. No Verão, não se esqueça de incluir na bagagem um pequeno guarda-chuva e um casaco impermeável.