Clima de Nápoles – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Nápoles tem um clima mediterrâneo. Os meses de Verão são quentes e secos e os meses de Inverno são moderados e chuvosos.

Localizada na costa sul de Itália, a cidade está exposta a ventos marítimos. A brisa que sopra no golfo de Nápoles tem um efeito moderador das temperaturas elevadas do Verão.

Temperaturas Sazonais

No Verão, as temperaturas máximas médias variam entre 27ºC e 30ºC e as mínimas entre 16ºC e 19ºC.

Nas estações intermédias da Primavera e do Outono, as temperaturas são em geral agradáveis. Enquanto que a Primavera assiste à subida gradual dos termómetros, as temperaturas quentes estendem-se geralmente pelos meses de Outono até Novembro.

No Inverno, as temperaturas máximas médias rondam os 14ºC e as mínimas raramente baixam dos 4ºC.

Precipitação

Os Verões em Nápoles são secos, mas os Outonos e Invernos são habitualmente chuvosos. Outubro a Janeiro são em média os meses com maior precipitação, contando com cerca de 10 dias de chuva por mês. Nos meses de Outono, a chuva é muitas vezes forte e acompanhada de trovoadas.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica da cidade de Nápoles

A temperatura do mar nesta região sita-se nos 22ºC em Junho, e aumenta ao longo do Verão atingindo valores superiores a 25ºC em Setembro.

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Nápoles é entre Abril e meados de Junho. As temperaturas são agradáveis e a precipitação é reduzida. O início do Outono, entre Setembro e meados de Outubro, é também um bom período para visitar a cidade.

O Verão tem alguns dias frescos, mas em geral é um período demasiado quente para visitar as atrações. No entanto, é o período ideal se estiver a planear ir à praia na Costa de Amalfi, nas ilhas de Capri e Ischia ou em Sorrento.