Clima da Noruega – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Noruega é subárctico na maior parte do território, e marítimo temperado nas regiões do sul e nas áreas costeiras dos fiordes ocidentais.

Apesar de estar à mesma latitude do que o Alaska e a Gronelândia, a Noruega tem um clima mais moderado, com temperaturas menos extremas, graças à corrente quente do Golfo.

Temperaturas Sazonais

No Verão, entre meados de junho e finais de agosto, as temperaturas são amenas. Na região sul e nos fiordes do oeste, os valores situam-se entre 20 e 25ºC. De facto, é nesta região (entre Mandal e Oslo) que o clima apresenta temperaturas mais convidativas para a prática de actividades ao ar livre. Já na região norte do país, o estado do tempo é mais instável.

No Outono, a paisagem muda de cor, passando do verde para o castanho com a queda das folhas das árvores. As temperaturas começam a descer a partir de setembro. Os valores médios máximos ficam pelos 11ºC em Oslo e 7ºC na cidade de Tromsø no norte do país.

No Inverno, as temperaturas descem abruptamente, e o país fica coberto de neve. Algumas regiões do norte da Noruega ficam inacessíveis, com estradas cortadas. A queda de neve é mais intensa nos meses de janeiro e fevereiro.

Entre dezembro e fevereiro, os valores médios de temperatura são negativos em praticamente todo o país. A única excepção é a região sudoeste (até Bergen) onde as temperaturas médias rondam 2 / 3ºC.

A partir de meados de março, as temperaturas começam a subir e, em maio / junho, o branco dá lugar ao verde. É na Primavera que se notam as maiores diferenças de temperatura entre o norte e o sul do país, com valores mais elevados na costa ocidental e no sul do país.

Precipitação

A chuva está distribuída ao longo do ano, mas varia conforme a região. As regiões costeiras mais expostas ao Atlântico, como Bergen, recebem mais chuva no Inverno, enquanto que na costa leste chove mais no Verão. De um modo geral, não há falta de chuva na Noruega (por vezes na forma de neve) tanto de Inverno como de Verão.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Oslo

Quando Ir

A melhor época para visitar a Noruega é no Verão, entre final de maio e setembro, quando as temperaturas são mais amenas.

É também neste período que dias são mais longos, principalmente a norte do Círculo Polar Árctico, onde é possível assistir ao sol da meia-noite. Este fenómeno é visível no Cabo Norte de 14 de maio a 29 de julho, em Tromsø de 20 de maio a 22 de julho, e em Bodø de 4 de junho a 8 de julho (datas aproximadas).

Por outro lado, o fenómeno da aurora boreal pode ser observado durante o Inverno, entre final de setembro e final de março. Os melhores locais para ver as luzes do Norte são Tromsø e as ilhas Lofoten.