Clima da Noruega: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima da Noruega é subártico, na maior parte do território, e marítimo temperado nas regiões do sul e nas áreas costeiras dos fiordes ocidentais.

Apesar de estar à mesma latitude que o Alaska ou a Gronelândia, a Noruega tem um clima mais moderado. Este facto deve-se à corrente quente do Golfo que faz com que as temperaturas não sejam tão extremas como outras regiões do globo localizadas à mesma latitude.

No Verão, entre meados de junho e finais de agosto, as temperaturas são amenas com valores de temperatura entre 20ºC e 25ºC na região sul do país e nos fiordes ocidentais. É nesta região (Mandal e Oslo) que o clima apresenta temperaturas mais convidativas para a prática de atividades ao ar livre. Já na região norte do país, o estado do tempo é mais instável.

No Outono, a paisagem muda de cor, passando do verde para o castanho com a queda das folhas das árvores. As temperaturas começam a descer a partir de setembro com os valores médios de temperatura a chegarem aos 11ºC em Oslo e 7ºC na cidade de em Tromso no norte do país.

No Inverno, as temperaturas descem abruptamente e o país fica coberto de neve. Em algumas regiões do norte da Noruega ficam inacessíveis com estradas cortadas. A queda de neve é mais intensa nos meses de janeiro e fevereiro

Entre dezembro e fevereiro os valores médios de temperatura são negativos em praticamente todo o país. A única exceção é a região sudoeste (Bergen) onde as temperaturas médias variam entre 2ºC e 3ºC.

A partir de meados de março, as temperaturas começam a subir e, em maio / junho, o branco dá lugar ao verde. É na Primavera que se notam as maiores diferenças de temperatura entre o norte e o sul com valores mais elevados na costa ocidental e no sul do país.

Dados de temperaturas e chuvas em Oslo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Oslo.

Quando Ir

A melhor época para visitar a Noruega é no verão, entre maio e setembro quando as temperaturas são mais amenas e os dias são mais longos, principalmente a norte do Círculo Polar Ártico, onde pode assitir ao sol da meia-noite.

No Cabo Norte, pode assitir a este fenómeno de 20 abril a 22 de agosto, em Tromso de 20 de maio a 22 de julho, e em Bodo de 4 de junho a 8 de julho (datas estimadas).

Partilhar.