Clima de Nova Iorque: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Nova Iorque é classificado como temperado continental húmido com quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Nos meses de Primavera, as temperaturas máximas médias variam entre 16ºC e 26ºC e as mínimas entre 7ºC e 18ºC. Este período do ano é um dos mais chuvosos com 11 a 12 dias de chuva por mês.

No Verão, as temperaturas médias variam entre 28ºC e 30ºC e os valores mínimos entre 16ºC e 20ºC. Entre julho e setembro, existem entre 9 a 10 dias de chuva por mês.

No Outono, as temperaturas começam a descer com valores médios em torno dos 20ºC, entre meados de setembro e outubro, sendo que em novembro e dezembro os valores médios oscilam entre 14ºC e 10ºC.

Os meses de Inverno apresentam temperaturas baixas com valores médios de 0ºC. O mês mais frio é janeiro com temperaturas mínimas médias de -3ºC e máximas médias de 4ºC. Nesta época do ano, os ventos fortes são frequentes.

A neve é presença habitual com os primeiros flocos a caírem normalmente em dezembro. Os meses com maior probabilidade de ocorrência de nevões são janeiro e fevereiro.

Dados de temperaturas e precipitação em Nova Iorque

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Nova Iorque

Quando Ir

Em termos climáticos, as melhores épocas para visitar Nova Iorque são a Primavera, entre abril e junho, e o Outono, de setembro a outubro, quando as temperaturas são mais amenas.

Nestes períodos é provável que possa chover durante a sua estadia, pelo que é aconselhável levar na bagagem um casaco impermeável e guarda-chuva.

Os meses de julho e agosto também podem ser considerados com bons para visitar Nova Iorque. No entanto, nestes meses podem existir vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 40ºC e com níveis de humidade elevados (90%), o que dificulta as atividades e os ao passeios ar livre.

De uma forma geral, pode-se afirmar que Nova Iorque pode ser visitada em qualquer época do ano. A cidade tem atrações e motivos de interesse o ano inteiro.