Clima da Nova Zelândia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Nova Zelândia é predominantemente temperado marítimo, com temperaturas amenas ao longo de todo o ano.

No entanto, existem grandes variações regionais. A Ilha Norte tem um clima subtropical durante o Verão, enquanto que na Ilha Sul existem áreas com clima alpino e temperaturas negativas no Inverno. Sendo um país localizado no hemisfério sul, as temperaturas mais baixas registam-se a sul.

Os meses de Janeiro e Fevereiro são os mais quentes, com temperaturas médias de 24ºC na Ilha Norte e 22ºC na Ilha Sul. Julho é o mês mais frio, com temperaturas médias de 14ºC na Ilha Norte e 11ºC na Ilha Sul. As quatro estações na Nova Zelândia ocorrem nos seguintes meses:

  • Primavera: Setembro a Novembro
  • Verão: Dezembro a Fevereiro
  • Outono: Março a Maio
  • Inverno: Junho a Agosto

Durante a Primavera, os ventos são fortes (westerlies equinociais) e a precipitação é maior na vertente oeste da Ilha Sul.

A precipitação na Nova Zelândia é elevada e distribuída ao longo de todo o ano e por todo o país. Em média, chove mais no Inverno, mas mesmo durante o Verão o clima pode ser instável, com dias de chuva intercalados com dias radiosos de sol. Entre as grandes cidades da Nova Zelândia, Auckland é a cidade mais chuvosa.

A neve ocorre normalmente durante os meses de Inverno nas regiões montanhosas do planalto central na Ilha Norte e nos Alpes do Sul. É muito raro nevar nas duas maiores cidades, Auckland e Wellington.

Dados de precipitação e temperatura em Auckland

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Auckland

Quando Ir

O melhor período para visitar a Nova Zelândia é entre Dezembro e Abril quando chove menos, os ventos são menos fortes, e as temperaturas são mais agradáveis.