Clima do Panamá: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima do Panamá é tropical, com diferenciações regionais que se dividem em duas grandes áreas climáticas: uma na faixa litoral do mar das Caraíbas e outra na zona costeira do oceano Pacífico.

A costa das Caraíbas é mais chuvosa do que a faixa costeira do Pacífico em mais de 50%, mas o regime da chuva é constante ao longo do ano, com níveis de precipitação semelhantes todos os meses.

Pelo contrário, na costa do Pacífico, distingue-se um período em que chove menos – a estação seca – que ocorre entre janeiro e abril.

Na região sul do país, junto à fronteira colombiana, o clima é marcadamente tropical, com precipitações abundantes ao longo de todo o ano, com poucas variações de temperatura, e níveis de humidade relativa superiores a 70%.

Em termos gerais, o período do ano em que chove menos é entre dezembro e abril. O território do Panamá raramente é afectado por furacões, graças à sua localização geográfica, abaixo da linha de furacões do Atlântico Norte.

As temperaturas são constantes ao longo do ano, com poucas variações mensais. As temperaturas médias variam entre 27ºC em Dezembro e 28ºC em agosto. A temperatura mínima média é de 18ºC e a máxima média é de 34ºC.

Melhor época para visitar o Panamá

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica da cidade do Panamá

Quando Ir

A melhor época para visitar o Panamá é durante o período em que chove menos, ou seja, entre dezembro e abril quando as temperaturas mínimas são ligeiramente mais baixas do que na estação das chuvas.

Partilhar.