Clima do Paraguai – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima do Paraguai oscila entre o subtropical e o tropical, com Verões quentes e longos e Invernos com temperaturas agradáveis.

O rio Paraguai divide o país em duas regiões: Paraguai Oriental, conhecida como Paraneña, onde se situa a capital Assunção, com clima subtropical, e Paraguai Ocidental, conhecida como o Chaco, que ocupa cerca de 60% da área total do território do país, com clima tropical húmido a semiárido.

Temperaturas Sazonais

Entre Outubro e Março, que corresponde ao Verão no hemisfério sul, as temperaturas médias no Paraguai variam entre 25ºC e 35ºC, enquanto que no Inverno, entre Maio e Agosto, as temperaturas oscilam entre 10ºC e 20ºC. Em termos climáticos, a Primavera e o Outono não existem no Paraguai. Abril e Setembro são apenas meses de transição com temperaturas abaixo das médias sazonais.

O clima da capital Assunção é quente e húmido ao longo do ano, com uma temperatura anual média de 24ºC. Janeiro é o mês mais quente, com uma temperatura média de 29ºC. Julho, o mês mais frio, tem uma temperatura média de 18ºC.

Apesar do clima ameno de Inverno, o território do Paraguai está exposto ao vento polar seco e frio do Atlântico Sul, conhecido como pampero. Durante o Verão, o clima do Paraguai é influenciado pelo vento quente e húmido sirocco, que sopra de nordeste. A ausência de barreiras naturais, tais como montanhas, cria as condições para mudanças súbitas de temperatura.

Precipitação

A chuva aumenta de noroeste para sudeste: Gran Chaco é a região mais seca, enquanto que a região mais húmida é a da floresta, em torno do rio Paraguai.

Na região de Paraneña a chuva tem uma distribuição regular ao longo do ano. Os dois períodos com maior precipitação são Março a Maio e Outubro a Novembro. Na região do Chaco, a chuva está concentrada no Verão.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Assunção

Quando Ir

A melhor época para visitar o Paraguai é entre Maio e Agosto, que corresponde ao Inverno no hemisfério sul. Esta é a estação mais seca e com temperaturas mais agradáveis.