Clima de Pequim – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A cidade de Pequim possui um clima continental húmido, sendo influenciado pelas monções do sudeste asiático no Verão e pelo anticiclone russo-siberiano no Inverno.

As estações são bem marcadas e com diferenças de temperatura, humidade e precipitação muito significativas ao longo do ano.

Os meses de Verão são os mais chuvosos, devido à influência das monções. Mais de 3/4 da precipitação anual ocorre entre junho e setembro. Esta época do ano também é marcada pela humidade elevada (superior a 75%) e pelas temperaturas altas (máximas médias superiores a 30ºC).

Os meses de Inverno caracterizam-se por serem muito frios devido à influência das massas de ar provenientes do interior do continente, nomeadamente da região da Sibéria. As temperaturas máximas médias variam entre 4ºC e 2ºC e as mínimas entre -6ºC e -9ºC. Nesta época do ano a precipitação é diminuta.

Nas estações de transição, como a Primavera e o Outono, as temperaturas são mais moderadas (máximas médias entre 19ºC e 26ºC) e a precipitação é pouco significativa.

Dados de precipitação e temperatura em Pequim

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Pequim

Quando Ir

Os melhores meses para visitar Pequim são abril, maio e outubro quando as temperaturas são mais amenas e chove menos.

O Verão é uma época do ano pouco agradável para fazer uma visita à cidade, pois está normalmente muito calor e a humidade também é muito elevada, sendo difícil realizar passeios e atividades ao ar livre. No Inverno, as temperaturas médias são baixas (inferiores a 0ºC) e os dias são mais curtos. Os fenómenos de poluição atmosférica (smog) também são mais frequentes no Verão e no Inverno.