A cidade de Pequim possui um clima continental húmido, sendo influenciado pelas monções do sudeste asiático no Verão e pelo anticiclone russo-siberiano no Inverno.
As estações são bem marcadas, com diferenças de temperatura, humidade e precipitação muito significativas ao longo do ano.
Estações em Pequim
Os meses de Verão são os mais chuvosos, devido à influência das monções. Mais de 3/4 da precipitação anual ocorre entre junho e setembro. Esta época do ano é também marcada pela humidade elevada (superior a 75%) e pelas temperaturas altas (máximas médias superiores a 30ºC).
Os Invernos, que se estendem de finais de novembro até março, caracterizam-se por serem muito frios devido à influência das massas de ar provenientes do interior do continente, nomeadamente da região da Sibéria. As temperaturas máximas médias variam entre 2ºC e 4ºC e as mínimas entre -9ºC e -6ºC. No entanto, nesta época do ano, a precipitação é diminuta.
Nas estações de transição, como a Primavera e o Outono, as temperaturas são mais moderadas (máximas médias entre 19ºC e 26ºC) e a precipitação é pouco significativa.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Pequim
Quando Ir
Os melhores meses para visitar Pequim são abril, maio e outubro quando as temperaturas são mais amenas e chove menos.
O Verão é uma época do ano pouco agradável para visitar Pequim, pois está normalmente muito calor e a humidade é muito elevada, o que dificulta os passeios e as atividades ao ar livre. No Inverno, pelo contário, as temperaturas médias são baixas (inferiores a 0ºC), e os dias são muito curtos. Os fenómenos de poluição atmosférica (smog) são também mais frequentes no Verão e no Inverno.