Clima do Peru: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

Localizado na costa do Pacífico da América do Sul, o Peru é um país com uma grande diversidade de paisagens, que se reflecte no seu clima.

O país apresenta duas estações distintas: a estação seca que corresponde ao Inverno (Abril a Outubro), e a chuvosa que corresponde ao Verão (Novembro a Março).

O país pode ser dividido em 3 grandes regiões com diferentes climas: a costa do Pacífico que inclui a capital Lima, a cordilheira dos Andes e a selva tropical próxima da fronteira com o Brasil.

Costa do Pacífico

A costa do Peru é formada por uma faixa estreita de desertos e vales férteis ao longo do oceano Pacífico. O clima é em geral subtropical com pouca precipitação. As regiões mais a norte, e mais próximas do Equador, onde se incluem as cidades de Tumbes e Piura, têm um clima mais quente, próximo do tropical.

Nas regiões costeiras do centro e sul, o Inverno apresenta temperaturas moderadas mas a humidade elevada e a neblina matinal, conhecida como garua, pode criar uma sensação térmica de frio. Com excepção das cidades de Tumbes a Piura, a precipitação é rara em toda a costa, incluindo em Lima, a capital do país, devido à combinação da corrente fria de Humboldt com a presença do anticiclone do Pacífico Sul. No Verão, não ocorre a garua, o sol brilha e as temperaturas atingem os 30ºC.

Cordilheira dos Andes

É aqui que se localizam as principais atrações do Peru, como Cusco, Machu Picchu e o Lago Titicaca, com os Andes a dominaram a paisagem. O norte da cordilheira é menos montanhoso e mais húmido do que as restantes regiões; a zona central é onde se encontram as montanhas mais altas, com destaque para o pico de Huascarán a 6.768 metros de altitude. A zona sul dos Andes é conhecida como altiplano por se tratar de um planalto elevado.

Na cordilheira dos Andes, o Inverno é caracterizado por dias solarengos, noites frias e pouca precipitação – esta é estação seca, e a melhor época para visitar. O Verão é marcado por chuva intensa. Durante o dia, a temperatura pode chegar aos 25ºC, e durante a noite pode descer até aos -3ºC.

Amazónia Peruana

A selva do Peru localiza-se a leste numa vasta região coberta de vegetação na bacia do rio Amazonas, que começa na confluência dos rios Marañón e Ucayali. Conhecida como ceja de montaña, esta floresta de altitude (700 metros acima do nível médio das águas do mar) apresenta de Abril a Outubro um clima seco, sendo este o melhor período para visitar, já que o caudal dos rios diminui e as estradas ficam transitáveis.

A humidade nesta região é elevada ao longo de todo o ano. Ocasionalmente, entre Maio e Agosto, podem ocorrer as chamadas friajes ou surazos, que são ondas de frio causadas pelos ventos provenientes do sul do continente americano, fazendo as temperaturas baixar até aos 8ºC.

Dados de precipitação e temperatura em Lima

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Lima

Quando Ir

A melhor época para visitar as principais atrações do Peru na cordilheira dos Andes é a estação seca, que corresponde ao Inverno (Abril a Outubro), sendo Julho a Setembro os melhores meses da estação. Esta é também a melhor época para visitar a Amazónia peruana.

A capital do Peru pode ser visitada em qualquer época do ano, embora o Verão (sobretudo entre Novembro a Fevereiro) seja considerado a melhor época, quando não há garua e o sol brilha com maior intensidade.

Importa ainda referir que o fenómeno conhecido com El Niño ocorre periodicamente, cada 2 a 6 anos, podendo ser geralmente observado no mês de Dezembro, próximo ao Natal, com chuvas de intensidade superior ao normal a verificarem-se no país.

Partilhar.