Clima da Polónia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Polónia caracteriza-se por Verões quentes e Invernos muito frios. A chuva é presença constante ao longo do ano.

O país tem um clima temperado, oceânico no norte e oeste, tornando-se gradualmente continental em direcção ao sul e a leste. As quatros estações estão bem definidas.

No Verão, a temperatura varia entre 20ºC e 35ºC. As vagas de calor são frequentes nesta época do ano, assim como os aguaceiros e as trovoadas, que podem ocorrer repentinamente. O Verão na Polónia estende-se de Junho a início de Setembro.

Os meses da Primavera (final de Abril a Junho) e do Outono (Setembro e Outubro) têm temperaturas médias máximas entre 15ºC e 20ºC, por vezes mais elevadas em Maio e Junho. No entanto, a amplitude térmica pode ser significativa, com temperaturas mínimas médias entre 4ºC e 9ºC e diferenças acentuadas entre o dia e a noite.

No Inverno, as temperaturas oscilam entre 0ºC e -10ºC, podendo descer até -20ºC. Os nevões são frequentes nesta época do ano. O Inverno na Polónia estende-se de Dezembro a Fevereiro. Por vezes, a neve começa a cair em final de Novembro no sul do país e nas regiões montanhosas.

Dados de precipitação e temperatura em Varsóvia

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Varsóvia

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Polónia é entre Maio e Setembro quando as temperaturas são mais amenas. O guarda-chuva pode ser útil em qualquer estação do ano.