Clima do Porto – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima do Porto é temperado oceânico, com temperaturas amenas ao longo do ano.

Os Invernos são chuvosos, mas os Verões têm muitos dias de sol.

O clima moderado da segunda maior cidade portuguesa, depois de Lisboa, está associado à proximidade do mar e à corrente quente do Golfo.

Temperaturas Sazonais

Nos meses do Verão, as temperaturas médias máximas oscilam entre 23ºC em Junho e Setembro e 26ºC em Agosto, o mês mais quente. As temperaturas mínimas nesta estação oscilam em média entre 14 e 16ºC. As vagas de calor são raras, mas os termómetros podem ultrapassar 35ºC durante alguns dias de Julho e Agosto.

Nos meses de Inverno, entre Dezembro e Fevereiro, as temperaturas são amenas, variando entre 5ºC de mínima e 13/14ºC de máxima. Raramente se verificam temperaturas negativas no Porto.

A Primavera e o Outono são estações irregulares. Entre finais de Março e Maio, a chuva e o vento são ainda frequentes, intercalados por períodos de sol e temperaturas amenas na ordem dos 20ºC. Do mesmo modo, o tempo entre finais de Setembro e Novembro pode ficar chuvoso, intercalado com muitos dias de bom tempo e temperaturas agradáveis.

Precipitação

A chuva no Porto concentra-se nos meses de Outono e Inverno. No entanto, no início da Primavera, a chuva ainda é presença habitual.

A queda das primeiras chuvas fortes de Outono ocorre geralmente a partir de Outubro.
O mês mais chuvoso é Dezembro, com uma média de 181 mm. A precipitação pode ser forte e prolongada no tempo.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica do Porto

Na região do Porto, a temperatura do mar atinge o valor mais elevado de 18ºC em Agosto.

Quando Ir

A cidade do Porto pode ser visitada em qualquer época do ano, já que as temperaturas são em geral amenas. Mas o Inverno pode ser chuvoso e, dependendo do ano, também o podem ser a Primavera e o Outono.

No final de Maio e em Junho, as temperaturas costumam ser agradáveis e a chuva pouco frequente. O mesmo se pode dizer de Setembro e ínicio de Outubro.

Mas o Verão acaba por ser o período em que probabilidade de chuva é menor. No entanto, esta é também a época alta em que a cidade recebe mais turistas e, por isso, os preços dos hotéis aumentam consideravelmente. Além disso, são frequentes as filas junto dos principais monumentos e atrações, como a Torre dos Clérigos, o Museu de Serralves e a Livraria Lello.