Clima de Portugal – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

No clima de Portugal Continental distinguem-se duas regiões. Na região a norte do rio Tejo, o clima é temperado húmido, com Invernos chuvosos e Verões amenos e secos. Na região a sul do Tejo, o clima é mediterrânico, com Invernos menos chuvosos e Verões quentes e secos.

No Verão, Portugal está sob influência do anticiclone dos Açores, o que significa bom tempo durante este período do ano.

Temperaturas Sazonais

No Inverno, entre Dezembro e Março, as temperaturas médias são relativamente amenas ao longo da costa, incluindo no litoral norte. De facto, os valores variam entre 9ºC no Porto, 11ºC em Lisboa, e 12ºC em Faro. Existem vários dias de bom tempo, já que a influência do anticiclone dos Açores se faz sentir também durante esta estação.

Ainda no Inverno, mas no interior do país, as temperaturas são mais baixas, em especial nas regiões montanhosas, onde as mínimas podem atingir valores negativos.

No Verão, entre Junho e finais de Setembro, os dias são de sol, e as temperaturas são elevadas em todo o país. No Porto, a temperatura média é de 20ºC, atingindo 25ºC durante o dia. Em Lisboa e ao longo do litoral sul, a temperatura média é mais elevada – ronda 24ºC mas pode atingir 28ºC durante o dia.

No interior do país, o calor é mais intenso, em especial nas regiões do Alentejo e do Algarve. Por vezes, ocorrem vagas de calor, com os termómetros a ultrapassarem 40ºC durante o dia.

Nas estações intermédias da Primavera e do Outono, as temperaturas são em geral agradáveis, mas os dias podem ser ventosos.

Precipitação

O Verão em Portugal é geralmente seco. No Outono e no Inverno, em especial a norte do Tejo, a chuva é frequente e abundante. Neva nas regiões montanhosas, em especial na Serra da Estrela (ponto mais alto de Portugal Continental com 1.986 metros) e na Serra do Gerês.

Como tal, a paisagem no norte caracteriza-se por ser verdejante, o que contrasta com a paisagem mais árida do Alentejo e do Algarve, no sul do país.

A precipitação anual tem a seguinte distribuição de norte para sul: 1.200 mm no Porto (norte), 700 mm em Lisboa (centro/sul), e 500 mm em Faro (sul).

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Lisboa

Quando Ir

A melhor época para visitar Portugal é nas estações intermédias da Primavera e do Outono. Em particular, os meses de Maio, Junho e Setembro têm pouca precipitação e as temperaturas são agradáveis.

Pelo contrário, nos meses de Julho e Agosto, as temperaturas são elevadas, e o calor pode tornar-se sufocante. No entanto, o litoral norte é uma região com temperaturas mais amenas, que pode ser visitada nesta época.

Para ir à praia, o Verão é o melhor período, em especial os meses de Julho e Agosto. A temperatura da água do mar ronda 19ºC na região do Porto, 20ºC na região de Lisboa, e 21ºC no Algarve, aumentando do barlavento para o sotavento.