Clima de Praga: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

A cidade de Praga tem um clima tipicamente continental, o que significa que os meses de Verão são muitos quentes e os meses de Inverno são frios.

A melhor época do ano para visitar este destino é nos meses de meia-estação, ou seja, na Primavera e no Outono, quando as temperaturas são mais amenas.

Os meses de abril, maio, setembro e outubro são os períodos ideais para fazer uma visitar à capital da República Checa. As temperaturas máximas médias oscilam entre 18ºC e 23ºC.

No Verão, as temperaturas ultrapassam facilmente os 30ºC e nalguns dias podem ocorrer vagas de calor. Ao contrário das estações intermédias, os meses de Verão registam dias de grande nebulosidade e o sol nem sempre está presente.

O Outono é porventura um dos melhores momentos para visitar a cidade. A precipitação é rara e os dias são normalmente de céu limpo. A amplitude térmica é significativa com diferenças acentuadas entre o dia e a noite. Não se esqueça de levar um casaco e uma camisola quente para os períodos do dia mais frescos.

No Inverno, as temperaturas atingem valores negativos, embora a neve não seja muito frequente. O mês mais frio é janeiro com temperaturas máximas médias em redor dos 2ºC e valores mínimos de -4, sendo que em alguns dias podem ocorrer vagas de frio com os termómetros a atingirem valores abaixo de -10ºC.

Dados de temperatura e precipitação em Praga

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Praga

Apesar do frio, os meses de Inverno, principalmente novembro e dezembro, são muito interessantes para fazer uma visita. Nesta época do ano vai encontrar os tradicionais Mercados de Natal em vários pontos da cidade, assim como vários eventos associados à música clássica e à ópera.

A chuva está presente o ano inteiro, mas é nos meses de Verão que é mais intensa. As trovoadas e as chuvas repentinas são frequentes. Se visitar Praga entre junho e agosto não se esqueça de levar na bagagem um chapéu de chuva e um impermeável.

Partilhar.