Clima de Punta Cana: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Punta Cana é tropical com níveis de humidade e valores de temperatura elevados o ano inteiro.

As temperaturas variam pouco ao longo do ano com médias que oscilam entre 25ºC e 28ºC.

Neste destino distinguem-se duas estações: a estação seca e a estação húmida ou das chuvas.

A estação seca ocorre entre dezembro e abril, sendo a época de maior afluência de turistas. É nesta época do ano que as temperaturas são mais moderadas. Durante o dia os termómetros chegam a atingir os 29ºC, mas à noite baixam até aos 21ºC.

Os meses de janeiro e fevereiro são os mais frescos. O calor é amenizado pelos ventos alísios provenientes de nordeste, mais secos e com menores índices de humidade.

A estação das chuvas ocorre de maio a novembro. Nesta época do ano o calor é muito e a humidade relativa é superior a 80%.

As temperaturas são as mais elevadas do ano com os termómetros a ultrapassarem os 32ºC durante o dia. Á noite as noites são um pouco mais frescas com os valores da temperatura a baixarem para 24ºC.

As primeiras chuvas fortes começam a cair em maio e junho, diminuído de frequência em julho e agosto. O período entre setembro e novembro é aquele onde chove mais. Felizmente, as chuvas, apesar de intensas, são passageiras, e assim que acabam fica céu limpo e o sol aparece.

Melhor época para visitar Punta Cana

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Punta Cana (República Dominicana)

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Punta Cana é durante a estação seca, de dezembro a abril, quando as temperaturas são mais amenas. Este período do ano é considerado como época alta e, por isso, os preços dos hotéis e dos pacotes de férias têm preços mais elevados.

O final da estação seca (entre meados de março e abril) é também uma boa época para visitar Punta Cana, pois os hotéis e os operadores turísticos começam a fazer promoções, sendo possível obter bons preços e desfrutar do clima que ainda é aprazível nesta época do ano.

O período de setembro e novembro é de evitar, pois o calor e a humidade são muito elevados e chove frequentemente.

A época dos furacões nesta região das Caraíbas começa em junho e termina em final de novembro. Os meses com maior probabilidade de ocorrência de furacões em Punta Cana são agosto e setembro. No entanto, estes fenómenos não ocorrem todos os anos no território da República Dominicana.

A temperatura da água do mar é elevada o ano inteiro variando entre 26ºC, em fevereiro e Março, e 28ºC de junho a setembro.

Guia de Viagem – Punta Cana