Clima do Quénia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima do Quénia apresenta diferenças regionais de acordo com a altitude e a proximidade ao mar.

Em cidades como Mombaça, Lamu ou Melinde (Malindi em suaíle), situadas junto à costa, o clima é tropical com temperaturas e precipitação elevadas ao longo do ano. A humidade relativa apresenta valores superiores a 80%.

Na região norte e nordeste do país, no interior, o clima é predominantemente árido, com amplitudes térmicas superiores a 10ºC ao longo do dia e com escassez de chuvas.

Nas áreas de maior altitude, como Nairobi (1798 metros) por exemplo, as temperaturas variam entre 10ºC e 27ºC ao longo do dia.

Nas regiões montanhosas, como Kilimanjaro, Monte Kenya e Monte Elgon, acima dos 2500 metros de altitude, o estado do tempo é marcado pelas temperaturas baixas ao longo do ano, com queda de neve nos pontos mais elevados.

Estações no Quénia

No Quénia, existem duas épocas de maior queda de precipitação. A época das chuvas de longa duração ocorre entre Março, Abril e Maio, e a época das chuvas de curta duração entre meados de Outubro e Dezembro. Por vezes, a precipitação é intensa, principalmente ao final da tarde e à noite.

Em geral, o período mais quente ocorre entre Fevereiro e Março, e o período mais frio entre Julho e Agosto.

Dados de precipitação e temperatura em Nairobi

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Nairobi

Quando Ir

A melhor época para visitar o Quénia é entre Janeiro e meados de Março e entre Junho e Setembro quando a precipitação é menor.

Observar a grande migração anual dos gnus na Reserva Nacional de Masai Mara é o ponto alto de qualquer viagem ao Quénia. Este movimento de animais ocorre entre os meses de Julho e Setembro, após a estação das chuvas de longa duração, das planícies secas de Serengeti, na Tanzânia, para os pastos mais verdejantes de Masai, sendo esta a melhor época para visitar a reserva.