A República Checa tem um clima continental temperado que se caracteriza por meses de Verão quentes e chuvosos e Invernos frios com neve.
O clima nas diferentes regiões da República Checa é determinado fundamentalmente pela altitude.
As áreas mais montanhosas como Sněžka (cerca de 1600 metros) são aquelas onde as temperaturas médias anuais são mais baixas e onde a precipitação é mais elevada, principalmente nas vertentes das montanhas com orientação noroeste.
As regiões com menores quantitativos de precipitação anual são as regiões da Morávia (cidades de Brno, Olomouc e Ostrava) e da Boémia (cidades de Pilsen e Karlovy Vary).
No que se refere às temperaturas, os meses mais frios são janeiro e fevereiro com valores abaixo de 0ºC, sendo que nas regiões de maior altitude a neve permanece durante semanas e nas áreas de menor altitude apenas alguns dias.
Nos meses de Primavera, as temperatura começam a aumentar com temperaturas máximas médias que variam entre 18ºC e 23ºC.
Nos meses de Verão a temperatura média varia entre 20ºC e 22ºC, sendo que em algumas áreas do país podem ocorrer vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC. Os meses mais quentes (julho e agosto) são também aqueles em que mais chove com trovoadas frequentes.
Os meses de Outono, principalmente setembro e outubro, são relativamente amenos e secos. A partir de outubro, as temperaturas começam a baixar significativamente até ao final do ano.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Praga
Quando Ir
Os meses de abril, maio, setembro e outubro são os períodos ideais para fazer uma visitar à República Checa. A chuva também é pouco frequente e os dias apresentam pouca nebulosidade.
Se viajar na época alta (junho a agosto) é aconselhável levar guarda-chuva e um casaco impermeável, pois é neste período que chove mais no país.