Clima da República Checa – Quando Visitar, Melhor Época para Visitar

0

A República Checa tem um clima continental temperado que se caracteriza por meses de Verão quentes e chuvosos e Invernos frios com neve.

O clima nas diferentes regiões da República Checa é determinado fundamentalmente pela altitude.

As áreas mais montanhosas como Sněžka (cerca de 1600 metros) são aquelas onde as temperaturas médias anuais são mais baixas e onde a precipitação é mais elevada, principalmente nas vertentes das montanhas com orientação noroeste.

As regiões com menores quantitativos de precipitação anual são as regiões da Morávia (cidades de Brno, Olomouc e Ostrava) e da Boémia (cidades de Pilsen e Karlovy Vary).

No que se refere às temperaturas, os meses mais frios são janeiro e fevereiro com valores abaixo de 0ºC, sendo que nas regiões de maior altitude a neve permanece durante semanas e nas áreas de menor altitude apenas alguns dias.

Nos meses de Primavera, as temperatura começam a aumentar com temperaturas máximas médias que variam entre 18ºC e 23ºC.

Nos meses de Verão a temperatura média varia entre 20ºC e 22ºC, sendo que em algumas áreas do país podem ocorrer vagas de calor com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC. Os meses mais quentes (julho e agosto) são também aqueles em que mais chove com trovoadas frequentes.

Os meses de Outono, principalmente setembro e outubro, são relativamente amenos e secos. A partir de outubro, as temperaturas começam a baixar significativamente até ao final do ano.

Dados de temperatura e precipitação em Praga

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Praga

Quando Ir

Os meses de abril, maio, setembro e outubro são os períodos ideais para fazer uma visitar à República Checa. A chuva também é pouco frequente e os dias apresentam pouca nebulosidade.

Se viajar na época alta (junho a agosto) é aconselhável levar guarda-chuva e um casaco impermeável, pois é neste período que chove mais no país.

Partilhar.