Clima da República Dominicana – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da República Dominicana é tropical húmido, com duas estações: a estação seca e a estação das chuvas.

As temperaturas variam de região para região. A temperatura média é elevada na capital Santo Domingo e na estância balnear de Punta Cana, oscilando entre 25ºC e 28ºC ao longo do ano. No interior da ilha, a temperatura média é um pouco mais fresca.

Estações na República Dominicana

As temperaturas médias variam entre 28ºC nas áreas costeiras e 21ºC nas áreas do interior e na cordilheira central.

As temperaturas são mais agradáveis na estação seca, atingindo o seu valor mais baixo em janeiro e fevereiro com 24ºC. Os valores mais moderados de temperatura devem-se aos ventos alísios de nordeste que trazem um ar mais fresco e seco.

A precipitação é variável ao longo do ano, sendo mais frequente entre maio e novembro (estação chuvosa), diminuindo progressivamente entre dezembro e abril (estação seca).

Durante a estação das chuvas, a humidade relativa é muito elevada e o calor é intenso. É nesta época do ano que se registam os valores mais altos de temperatura, com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC durante o dia, principalmente entre julho e setembro.

A época dos furacões nesta região das Caraíbas começa em junho e termina em final de novembro. Os meses com maior probabilidade de ocorrência de furacões são agosto e setembro. No entanto, estes fenómenos não ocorrem todos os anos no território da República Dominicana.

Quando ir à República Dominicana

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Punta Cana (República Dominicana)

A temperatura da água do mar é elevada todo o ano, oscilando entre 26ºC e 28ºC.

Quando Ir

A melhor época para visitar a República Dominicana é durante a estação seca. De dezembro a abril, as temperaturas são mais suaves, a humidade é menor e a chuva também é menos frequente.

Este período é considerado época alta. A procura é superior e os preços dos hotéis mais elevados do que os praticados no resto do ano. É aconselhável fazer a reserva dos pacotes de férias com antecedência para garantir as melhores ofertas.

Abril na transição para a estação das chuvas acaba por ser o melhor mês se quiser evitar furacões, enchentes e chuva.