Clima do Rio de Janeiro – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima do Rio de Janeiro é tropical marítimo, com duas estações distintas: a estação das chuvas, que ocorre entre dezembro e abril (Verão), e a estação considerada “seca” entre maio e novembro (Inverno).

Temperaturas sazonais

Durante a estação chuvosa, a humidade relativa apresenta valores elevados (superior a 80%) e as temperaturas máximas médias rondam os 28ºC.

Em alguns dias, pode haver vagas de calor com temperaturas superiores a 35ºC, ultrapassando os 40ºC em determinadas áreas da cidade.

A estação seca é uma época do ano com temperaturas mais baixas: os valores médios rondam 23ºC / 24ºC.

Os meses mais quentes são janeiro, fevereiro e março, com valores médios de 26ºC. Os meses com as temperaturas mais baixas, em média 21ºC, são junho, julho e agosto.

Precipitação

A precipitação está presente o ano inteiro, apesar de haver uma época considerada seca. O mês mais chuvoso é dezembro e o mês menos chuvoso é agosto.

Dados de temperaturas e chuvas no Rio de Janeiro

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica do Rio de Janeiro

Quando Ir

A melhor época para visitar o Rio de Janeiro é entre maio e novembro quando as temperaturas são mais amenas e chove menos. É um período para desfrutar a cidade maravilhosa de uma forma pausada e sem grande agitação.

Se gosta de temperaturas elevadas e quer aproveitar a praia e o calor do Verão, deve escolher os meses de época alta (dezembro a março). No entanto, tenha em atenção que na passagem de ano e no Carnaval os preços dos hotéis e dos pacotes de férias são mais elevados do que no resto do ano. Se quiser viajar nesta época, procure fazer as reservas com o maior tempo de antecedência possível.