Clima Riviera Maya – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Riviera Maya é uma região localizada no sudeste do México (a sul de Cancún), banhada pelo mar das Caraíbas.

Com 120 km de extensão, este paraíso mexicano tem um clima tropical. As temperaturas são elevadas ao longo de todo o ano e existem duas épocas distintas: a estação das chuvas e a estação seca.

Estações na Riviera Maya

A estação das chuvas ocorre entre maio e outubro. Nesta época do ano, a precipitação é intensa e concentrada, principalmente em setembro e outubro, os meses mais chuvosos. Normalmente, a precipitação não é muito prolongada, e é raro chover mais do que dois dias consecutivos.

É na estação das chuvas que se registam as temperaturas mais elevadas. No período entre junho a setembro, as temperaturas máximas médias rondam os 34ºC, enquanto que as mínimas se situam em média nos 25ºC.

A estação seca ocorre entre novembro e abril. Nesta época do ano, as temperaturas são mais moderadas devido aos ventos de nordeste que são mais frescos e secos. Janeiro e fevereiro são em geral os meses que apresentam temperaturas médias mais baixas, oscilando entre 20ºC e 29ºC.

Melhor época para visitar a Riviera Maya

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Cancun (México)

A temperatura do mar ronda os 27ºC ao longo ao ano, atingindo o valor mais elevado (29ºC) em agosto e setembro

Quando Ir

A melhor época para visitar a Riviera Maya é entre dezembro e março (estação seca). No entanto, lembre-se que este período é considerado época alta, e os preços dos hotéis são normalmente mais elevados do que no resto do ano.

Se quiser conciliar preços mais baixos com um clima aprazível, recomendamos que viaje na transição entre estações. Em concreto, são boas opções o período entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de maio e também o mês de novembro.

Em Destaque
Video da Riviera Maya – uma visão aérea das praias e dos resorts