Clima da Roménia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Localizada no sudeste do continente europeu, a Roménia tem um clima temperado continental, com as quatro estações bem definidas.

Em geral, os Invernos são muito frios, em especial nas regiões montanhosas dos Cárpatos, e a neve é frequente entre Dezembro e meados de Março. Os Verões são quentes, em especial nas regiões do sul.

Temperaturas Sazonais

Os Invernos são longos, com temperaturas negativas e neve, por vezes abundante. Na capital Bucareste, Janeiro é o mês mais frio, com uma temperatura média de -2ºC.

Por outro lado, as temperaturas no Verão são elevadas. Na costa do mar Negro, onde se faz sentir uma brisa marítima, as temperaturas são ligeiramente mais moderadas. Em Bucareste, a temperatura média máxima entre Junho e Agosto é de 29ºC, mas valores acima dos 35ºC são comuns durante esta época do ano.

Precipitação

A chuva não é abundante mas está distribuída ao longo do ano. Os valores máximos ocorrem nos meses de Junho e Julho quando é frequente a ocorrência de trovoadas ao final da tarde. Em Bucareste, chove em média 9 dias por mês.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Bucareste

Quando Ir

A melhor época para visitar a Roménia é nas estações intermédias da Primavera e do Outono quando as temperaturas são mais agradáveis, especificamente entre o final de Abril e o início de Julho e entre o final de Agosto e o início de Outubro.