Clima da Rússia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

0

O clima da Rússia é predominantemente continental, mas a vasta extensão do território deste país, que ocupa quase metade da Europa e um terço da Ásia, faz com que seja atravessado por quatro climas distintos: ártico, subártico, temperado e subtropical.

De um modo geral, as estações estão bem definidas. O Inverno é longo e com neve, a Primavera é uma estação amena, o Verão é curto e quente, e o Outono tende a ser chuvoso.

Na Sibéria, a região mais a norte da Rússia, registam-se temperaturas no Inverno na ordem dos -40ºC, que se alastram a todo o país, e também à Europa e grande parte da Ásia. Cerca de 65% do território russo encontra-se sobre permafrost (gelo permanente).

As duas principais cidades da Rússia, Moscovo e São Petersburgo, possuem ambas um clima continental húmido. Os meses de Inverno caracterizam-se por serem muito frios e prolongados no tempo. Nesta estação, as temperaturas máximas médias não ultrapassam -3ºC, e as mínimas rondam -9ºC.

Entre Maio e Setembro, as temperaturas são mais amenas (máximas médias de 23ºC e mínimas médias de 13ºC), e os dias são mais longos nas duas principais cidades russas. É também neste período que ocorre 2/3 da precipitação anual.

Dados de precipitação e temperatura em Moscovo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Moscovo

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Rússia é no fim da Primavera e no Verão (Maio a Setembro). Sendo o Verão a época do ano mais chuvosa, é aconselhável levar guarda-chuva e impermeável na bagagem.

Partilhar.