Clima de Santiago: Quando Ir e Visitar a Capital do Chile

O clima de Santiago é semiárido com alguns padrões do clima Mediterrâneo. Os meses de Verão são secos e quentes e os meses de Inverno são húmidos e por vezes frios.

A cordilheira dos Andes é um dos principais factores que influencia o clima da cidade. A cadeia montanhosa impede que as massas de ar marítimas cheguem a Santiago, fazendo com as diferenças de temperatura diárias e anuais sejam significativas.

O período de Verão, ocorre entre novembro e março, caracterizando-se por ser quente e seco com os termómetros a ultrapassarem frequentemente os 30ºC. As temperaturas máximas médias durante esta época do ano oscilam entre 26ºC a 29ºC e as mínimas variam entre 11ºC e 12ºC.

O período de Inverno, que decorre entre maio e setembro, é a época do ano mais chuvosa, em especial nos meses de junho e julho.

As temperaturas máximas médias no Inverno variam entre 14ºC e 16ºC e as mínimas médias entre 3ºC em julho e 5ºC em setembro. As noites são habitualmente frias e atingem por vezes temperaturas negativas.

Apesar dos valores abaixo de 0ºC e da proximidade da cordilheira montanhosa raramente neva em Santiago. No entanto, o nevoeiro é um fenómeno frequente.

Dados de precipitação e chuva em Santiago

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Santiago

Quando Ir

A cidade de Santiago pode ser visitada em qualquer período do ano com atividades para todos os gostos.

Nos meses de Verão, entre dezembro e março, quando as temperaturas são mais elevadas, aproveite para visitar Valparaíso e Viña Del Mar, no litoral, que possuem com um clima mais moderado.

No Inverno, entre julho e meados de setembro, aproveite para visitar as estações de esqui localizadas nos arredores da cidade.

Se visitar a cidade em setembro assista às famosas Festas da Pátria e celebra o Dia da Independência do Chile que se comemora no dia 18 deste mês.