Clima de São Petersburgo – Quando Ir e Melhor Época para Visitar

0

A cidade de São Petersburgo tem um clima continental húmido. O Verão é quente e chuvoso e o Inverno é muito frio e prolongado no tempo.

Entre Junho e Setembro, as temperaturas máximas médias variam entre 20ºC e 23ºC e as mínimas entre 9ºC e 15ºC. Nalguns períodos, podem ocorrer vagas de calor, com os termómetros a ultrapassarem os 30ºC.

Na Primavera, as temperaturas máximas variam entre 9ºC e 16ºC, e as mínimas oscilam entre 2ºC e 12ºC. No Outono, as temperaturas máximas variam entre 2ºC e 9ºC, sendo que as mínimas nesta estação podem descer aos -2ºC.

Os meses de Inverno são marcados pelo frio e pelas temperaturas negativas. Os valores máximos oscilam entre -2ºC e -3ºC e as mínimas entre -6ºC e -9ºC. Entre Dezembro e Março, os nevões são frequentes (entre 10 e 17 dias de neve por mês).

A chuva está presente no ano inteiro, sendo que a época mais chuvosa ocorre nos meses de Verão, entre Junho e Setembro.

Dados de precipitação e temperatura em São Petersburgo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de São Petersburgo

Quando Ir

A melhor época para visitar Petersburgo é entre Maio e Setembro quando as temperaturas são mais amenas e existe um maior número de horas de sol. Sendo estes os meses mais chuvosos do ano, é aconselhável levar um guarda-chuva na bagagem.

Partilhar.