Clima de Singapura – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Localizada um grau (137 km) a norte da linha do Equador, Singapura tem um clima tropical, com temperaturas, humidade e precipitação elevadas ao longo de todo o ano.

O clima de Singapura caracteriza-se por duas monções, separadas por períodos inter-monções. A monção de nordeste ocorre entre Dezembro e início de Março, e a monção de sudoeste tem lugar entre Junho e Setembro.

Temperaturas Sazonais

A temperatura em Singapura não sofre grandes variações ao longo dos meses. Em média, a temperatura oscila entre 24 e 31ºC, e a humidade relativa ronda 80%.

Precipitação

Chove em média 167 dias por ano. Geralmente, a precipitação assume a forma de chuvadas intensas e de curta duração.

O início da monção de nordeste, entre Dezembro e Janeiro, é marcado por chuva abundante ao final da tarde e início da noite. Segue-se um período mais seco, entre Fevereiro e Março.

A monção de sudoeste (Junho a Setembro) está associado às ocasionais “Sumatra Squalls”, que são tempestades que se formam durante a noite nessa ilha e se deslocam para a costa oeste da Malásia atingindo Singapura de manhã.

Os meses entre monções, Abril-Maio e Outubro, tendem a ser sufocantes, com temperaturas superiores a 32ºC durante a tarde, e trovoadas frequentes durante a tarde e início da manhã.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Singapura

Quando Ir

Singapura pode ser visitada em qualquer época do ano, já que as temperaturas são sempre elevadas e não há como escapar à chuva, que ocorre praticamente todos os dias. No entanto, poder-se-á dizer que a melhor época para visitar Singapura é durante a monção de sudoeste que ocorre entre Junho e Setembro, período do ano em que chove ligeiramente menos.

Normalmente, o céu está encoberto e o sol raramente aparece. Contudo, isso não significa que não deva tomar precauções no que se refere aos raios-ultravioleta. Os índices são normalmente elevados. É por isso aconselhável utilizar protector solar independentemente do céu estar ou não encoberto.