Clima de Singapura: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima de Singapura é equatorial com temperaturas constantes ao longo do ano.

O território é influenciado pelas monções de sudoeste e de nordeste com características distintas.

A monção de sudoeste ocorre entre junho e setembro e distingue-se por ser menos húmida, pelo vento forte que costuma soprar de manhã, e pelos nevoeiros frequentes.

A monção de nordeste, que ocorre entre dezembro e março, é caracterizada pelos ventos e chuvas fortes, e por vezes com precipitação ininterrupta ao longo de vários dias.

Os meses que medeiam as monções são caracterizados por terem níveis elevados de humidade relativa e pela chuva / aguaceiros e trovoadas que normalmente acontecem ao final da tarde.

As variações de temperatura são mínimas, tanto ao longo do ano como durante o dia. Os valores mínimos médios variam entre 23ºC e 25ºC e as temperaturas máximas médias entre 30ºC e 32ºC.

A humidade relativa é muito elevada com valores superiores a 90%, principalmente durante a manhã.

A chuva está presente o ano inteiro, sendo que os meses mais chuvosos são novembro, dezembro e janeiro. Os meses de junho e julho são aqueles em que chove menos. Em média existem 15 dias de chuva por mês.

Dados de temperatura e chuvas em Singapura
Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Singapura.

Quando Ir

Qualquer época do ano é boa para visitar Singapura. Em termos climáticos, as variações de temperatura, humidade relativa e precipitação são pouco significativas.

No entanto, poder-se-á dizer que a melhor época para visitar Singapura é durante a monção de sudoeste que ocorre entre junho e setembro, período do ano em que chove menos.

Normalmente o céu está encoberto e o sol raramente aparece. Contudo, isso não significa que não deva tomar precauções no que se refere aos raios-ultravioleta. Os índices são normalmente elevado. É por isso aconselhável utilizar protetor solar independentemente do céu estar ou não encoberto.

SEM COMENTÁRIOS