Clima da Suécia – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A Suécia é frequentemente classificada como um país frio. Mas apesar da latitude, este país escandinavo apresenta um clima moderado graças à influência da corrente quente do Golfo que ameniza as temperaturas, principalmente nos meses de Inverno.

As quatro estações estão bem definidas: o Verão decorre entre Junho e Agosto, o Inverno é a estação mais longa entre Novembro/Dezembro e Março/Abril, e nos meses intermédios ocorrem a Primavera e o Outono.

As estações manifestam-se de forma bastante diferente nas três principais regiões da Suécia: Götaland no sul, Svealand no centro e Norrland no norte.

Em Götaland, no sul da Suécia, onde se localizam as cidades de Gotemburgo e Malmö, os Invernos são mais curtos e menos frios do que no restante território. No Verão, as temperaturas durante o dia oscilam entre 15ºC e 25ºC. A humidade elevada intensifica a sensação térmica de frio ou calor. Mesmo durante o Inverno, a neve é rara nas regiões costeiras do sul.

A capital Estocolmo fica localizada no centro da Suécia na região conhecida como Svealand, que se estende para oeste até ao sul da Noruega. Aqui, o clima é continental húmido, o que significa temperaturas um pouco mais baixas do que no sul do país. A neve é presença habitual em Estocolmo entre meados de Novembro e final de Março.

Dados de precipitação e chuva em Estocolmo

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Estocolmo

Saber mais
Clima de Estocolmo

A região norte, conhecida como Norrland, é pouco habitada, e é a responsável pela fama da Suécia como país frio. Aqui, o clima é subárctico, com longos Invernos e temperaturas negativas durante vários meses. No Verão, as temperaturas sobem em geral até 15ºC, podendo ocasionalmente chegar a 30ºC.

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar a Suécia é no fim da Primavera e no Verão (Maio a Setembro) quando as temperaturas são mais agradáveis. É também nestes meses que ocorre a maior precipitação, sendo aconselhável incluir um impermeável ou guarda-chuva na bagagem.

No entanto, o Inverno (até Março) é o período ideal para observar as auroras boreais na região sueca da Lapónia.