Clima de Tenerife – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

A ilha de Tenerife, conhecida por ser a “ilha da eterna Primavera”, tem um clima subtropical, que se caracteriza por ter temperaturas amenas ao longo de todo o ano, com pouca chuva e muito sol.

A costa sul de Tenerife, onde estão localizados a maioria dos resorts turísticos, nomeadamente em Los Cristianos, Playa de las Americas e Playa Paraíso, tem um clima moderado o ano inteiro.

Temperaturas e Precipitação em Tenerife

No Verão, a costa sul da ilha é influenciada pelos ventos quentes e secos provenientes do deserto do Saara no continente africano. Entre junho e setembro, as temperaturas máximas médias chegam a atingir os 29ºC. À noite, os termómetros raramente baixam dos 20ºC. Nesta época do ano, a chuva é praticamente inexistente.

No Outono, principalmente entre outubro e novembro, as temperaturas continuam elevadas, com valores entre 26ºC e 24ºC respectivamente. As primeiras chuvas começam a cair, mas com pouco frequência.

No Inverno, as temperaturas são amenas, com valores máximos entre 20ºC e 22ºC. As noites já são mais frias, com as temperaturas a descerem até aos 14ºC. Nesta época do ano, a precipitação é maior, embora normalmente sob a forma de aguaceiros.

Nos meses de Primavera, as temperaturas máximas médias rondam os 23ºC, com sol o dia inteiro. Entre março e maio, a chuva começa a diminuir. Esta é uma óptima época para visitar Tenerife, pois ainda não há muitos turistas e o clima é extremamente agradável.

Refira-se que este clima ameno não existe em toda a ilha. De facto, nas zonas montanhosas, como o Parque Nacional El Teide, o estado do tempo é bem diferente, com maiores variações climáticas ao longo do ano, maior quantidade de precipitação e amplitudes térmicas, sendo que no Inverno os picos de maior altitude estão cobertos de neve.

Melhor época para visitar Tenerife

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Tenerife

Quando Ir

A ilha de Tenerife pode ser visitada o ano inteiro graças ao clima ameno e às temperaturas moderadas de janeiro a dezembro.

O período de maior afluência de turistas é entre junho e setembro. Se pretender viajar nesta época do ano, é aconselhável fazer a reserva com algum tempo de antecedência.

Os meses de maio e outubro são boas alternativas para fazer uma visita a Tenerife, pois há menos turistas, os preços dos pacotes de férias são mais baixos e o clima é óptimo. Para fugir ao frio do Inverno, Tenerife é também uma excelente opção.