Clima da Tunísia: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Tunísia é mediterrâneo na região norte e junto à costa, e semi-árido na região sul do país.

No norte da Tunísia, os meses de Verão são quentes e secos, com valores de temperatura média máxima entre 29ºC e 32ºC. Nesta época do ano, os valores mínimos raramente são inferiores a 20ºC, e a chuva é praticamente inexistente.

Na região sul, próximo do deserto, as temperaturas são extremas, com os termómetros a ultrapassarem os 40ºC nos meses de Verão. Nesta região, registam-se fortes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.

Junto à costa e, em particular, nas principais estâncias balneares de Hamammet, Monastir, Port El Kantaoui e Djerba, as temperaturas não são tão extremas durante o Verão porque são amenizadas pelas brisas marítimas.

Em Hammamet, os meses mais quentes são Julho e Agosto com temperaturas médias em torno dos 26ºC / 27ºC. Já os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro, com uma temperatura média de 12ºC. Nos meses de Verão, a chuva é praticamente inexistente, e nos meses de Outono e Inverno chove em média 10 a 12 dias por mês.

A temperatura da água do mar em Hammamet varia entre 22ºC e 27ºC. Nos meses de Inverno, os valores baixam para 14ºC / 15ºC.

Melhor época para visitar a Tunísia

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Sousse (Tunísia)

Quando Ir

Genericamente, a Tunísia pode ser visitada em qualquer época do ano. No entanto, dependendo da região, existem períodos ideais para fazer a visita.

A melhor época para visitar a costa da Tunísia e as principais estâncias balneares é nos meses de Primavera e Verão quando as temperaturas convidam a ir a banhos, o céu está limpo, e a precipitação é inexistente.

Já para visitar o sul da Tunísia e o deserto, a melhor época é nos meses de Inverno, no início da Primavera e no final do Outono, quando as temperaturas máximas são mais moderadas. No entanto, tenha em atenção que nestas regiões as noites são muito frias, sendo aconselhável levar roupa quente.