Clima da Turquia: Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O clima da Turquia é marcado pelas diferenciações geográficas e pela altitude.

Na costa do Mediterrâneo, o clima é mediterrânico com meses de Verão quentes e secos e meses de Inverno com valores de temperatura moderados. As temperaturas máximas no Verão ultrapassam facilmente os 30ºC e no Inverno os valores máximos rondam os 15ºC. A precipitação ocorre maioritariamente entre novembro e fevereiro.

Na região da Anatólia, onde está localizada a Capadócia, distinguem-se fortes amplitudes térmicas durante o ano e também durante o dia. Os meses de Verão são muito quentes e secos e os meses de Inverno são frios com presença de neve. As chuvas ocorrem principalmente durante os meses de Inverno e da Primavera.

Na região do Mar Negro o clima é temperado marítimo com chuvas abundantes e intensas ao longo do ano. As temperaturas oscilam pouco mensalmente e tanto o Verão como o Inverno é caracterizado por terem temperaturas amenas.

A região de Istambul e de Marmara está na transição entre o clima subtropical húmido e o clima mediterrâneo com meses de Verão quentes e húmidos, principalmente em julho e agosto, e meses de Inverno com temperaturas baixas, onde por vezes há a ocorrência de períodos de neve (habitualmente em janeiro e Fevereiro). As estações da Primavera e do Verão têm temperaturas moderadas.

Saber mais sobre o clima em Istambul.

Melhor época para visitar a Turquia

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Istambul

Quando Ir

A melhor época para visitar a Turquia vai depender da região para onde vai viajar. Para a cidade de Istambul, um dos principais destinos turísticos do país, o melhor período para fazer a visita é entre março e junho e de setembro a meados de novembro quando as temperaturas são mais amenas.

Para visitar a região da Capadócia, e o interior do planalto da Anatólia, é aconselhável fazer a visita entre abril e junho e de setembro a novembro quando os valores de temperatura são mais aprazíveis. Já no litoral do Mar Negro e do Mar Mediterrâneo é aconselhável fazer a visita entre abril e setembro.