Clima de Varadero – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

Localizada na região oriental da costa norte de Cuba, a estância balnear de Varadero é o principal destino de sol e praia do país.

Tal como o restante território, o clima de Varadero é tropical, com calor o ano inteiro e duas estações distintas: a estação seca e a estação das chuvas. Saiba com o que pode contar em cada período.

Estações em Varadero

A estação seca e quente ocorre entre novembro e abril, com temperaturas médias de 24ºC. Os dias são normalmente solarengos e com céu limpo. Os valores mínimos raramente baixam dos 17ºC. Nesta época do ano, Varadero é influenciada pelos ventos frescos que sopram do Mar das Caraíbas, e moderam as temperaturas.

A estação das chuvas ocorre entre maio e outubro. Nestes meses, as temperaturas são elevadas, com valores em torno dos 30ºC. Os índices de humidade relativa são superiores a 80%.

Os valores máximos de precipitação são atingidos entre agosto e outubro. A chuva é concentrada e ocorre num curto espaço de tempo. Chove em média 12 dias por mês durante a estação das chuvas.

Melhor época para visitar Cuba

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Varadero (Cuba)

Quando Ir

A melhor época do ano para visitar Varadero é durante a estação seca, ou seja, entre novembro e abril. Neste período, há uma grande afluência de turistas provenientes da Europa. Os preços dos hotéis e dos pacotes de férias são normalmente superiores aos do resto do ano.

Caso não possa viajar durante a estação seca, e para conciliar preços mais baixos com um clima moderado, sugerimos que viaje para Varadero entre meados de abril e maio, ou entre novembro e meados de dezembro.

Os meses de agosto, setembro e outubro são de evitar, pois é neste período do ano que há uma maior probabilidade de ocorrência de furacões nesta região.

A temperatura da água do mar tem normalmente valores superiores a 25ºC, sendo que o mês de agosto é aquele em que os valores da temperatura são mais elevados (30ºC).