Clima do Vietname – Quando Ir, Melhor Época para Visitar

O Vietname tem um clima tropical húmido. Devido à extensão geográfica do país, o regime de precipitação tem variações regionais significativas ao longo do ano.

O sul do país (Ho Chi Minh e Phu Quoc), é caracterizado por ter um clima tipicamente tropical húmido com duas estações distintas: a estação das chuvas e a estação seca.

A estação das chuvas ocorre entre maio e novembro, sendo que o período com maiores quantitativos de precipitação ocorre entre junho e agosto. A estação seca acontece entre dezembro e abril com chuvas menos abundantes e temperaturas elevadas.

Na região central do Vietname (Hoi An e Hué) o regime de precipitação é diferente. A estação das chuvas acontece entre agosto e janeiro e a estação seca entre fevereiro e junho. O período mais chuvoso ocorre entre setembro e dezembro.

O Norte do Vietname (Hanoi e Haiphong) tem um clima subtropical com duas estações. Uma estação com temperaturas, humidade e precipitação elevadas que ocorre entre maio e outubro e uma estação seca com temperaturas mais moderadas e quantitativos de precipitação menores entre novembro e abril.

As temperaturas variam pouco ao longo ano em todo o território com valores médios entre 21ºC e 28ºC.

Dados de temperaturas e chuvas em Hanoi.

Gráfico de temperatura e precipitação anual na estação meteorológica de Hanoi.

Quando Ir

A melhor época para visitar o Vietname é entre dezembro e abril se pretender visitar Ho Chi Minh ou Hanói e entre fevereiro e junho se visitar a região central do país. Nestas épocas do ano as temperaturas são mais amenas e a precipitação é menor.

No entanto, existem também outras épocas de eleição para visitar o país. A época baixa (de abril a junho e de setembro a novembro) é porventura a época perfeita para visitar o país de lés a lés. A chuva acaba por não ser um grande problema e ainda há a vantagem de conseguir preços baixos no alojamento e nas passagens aéreas.