Como Chegar a Fez: Voos, Transferes e Pacotes

0

Fez (ou Fes) é a terceira maior cidade de Marrocos, depois de Casablanca e Rabat. Esta cidade imperial possui a mais antiga universidade do mundo, e uma medina, considerada uma das mais belas do mundo, que é Património Mundial da UNESCO.

Para visitar Fez, pode optar por comprar os voos e reservar o hotel de forma independente, comprar um pacote de férias numa agência de viagens, ou um circuito com tudo incluído.

Voos para Fez

A TAP é a única companhia aérea que oferece voos directos entre Portugal (aeroporto de Lisboa) e Fez. As tarifas de ida e volta rondam os 165 euros, com todas as taxas incluídas.

A TAP oferece 6 voos por semana de segunda a sábado, prevendo voar diariamente a partir do Verão. A duração média da viagem é de 1h55.

Como Ir do Aeroporto para o Centro de Fez

O aeroporto de Fes-Saiss está localizado a cerca de 15 km do centro de Fez.

Para chegar ao centro histórico ou à zona dos hotéis dispõe de três opções: o táxi, o autocarro e o aluguer de carro.

Se planeia usar o táxi, saiba que existem dois tipos de táxis em Marrocos:

  • Os “grands taxis”, habitualmente Mercedes de modelos antigos, são táxis partilhados que transportam passageiros entre cidades; são também os táxis que fazem o transporte entre o aeroporto de Fez e o centro.
  • Os “petits taxis”, pequenos e vermelhos, são táxis que fazem as corridas dentro da cidade; não viajam para o aeroporto nem para fora das cidades; é normal regatear o preço antes de uma corrida, mesmo que o “petit taxi” possua parquímetro.

Caso opte por viajar de táxi, existe uma tarifa fixa de 150 dirhams nos “grands taxis” do aeroporto até à medina, sendo de 120 dirhams até à estação de comboios.

A opção mais económica é viajar no autocarro da linha 16, que faz a ligação entre o aeroporto de Fez e a estação de comboios. A paragem do autocarro encontra-se na primeira rotunda à saída do aeroporto. A viagem demora aproximadamente 40 minutos, e custa 4 dirhams.

Pode ainda alugar um carro no aeroporto de Fez onde operam várias empresas como a Avis, a Europcar e a Hertz.

Pacotes de Férias e Circuitos

As principais agências do mercado, como a Geostar, a Top Atlântico e a Agência Abreu disponibilizam programas de férias que normalmente incluem estadia com pequeno-almoço em hotéis de 4 e 5 estrelas, passagens aéreas de ida e volta, transferes e taxas. Os pacotes estão disponíveis para viagens o ano inteiro.

Existem ainda circuitos turísticos que permitem visitar outros destinos em Marrocos. Um dos programas mais conhecidos é a rota das Cidades Imperiais que passa por Casablanca, Rabat, Fez e Marraquexe, entre outros locais de interesse.

Partilhar.