A cidade de Havana é uma das portas de entrada para visitar Cuba.
A partir de Portugal não existem voos diretos para a capital cubana. As companhias aéreas Air Europa e Iberia são a melhor opção para viajar entre Portugal (Lisboa / Porto) e Havana com escala em Madrid. As tarifas de ida e volta começam em 700€, ida e volta, com todas as taxas incluídas. A duração média da viagem varia entre 11 e 14 horas.
Os pacotes de férias oferecidos pelas agências de viagens e operadores turísticos são outras das opções existentes para visitar Havana.
Este tipo de programas inclui passagens aéreas de ida e volta em classe económica, estadia em hotéis de categoria superior no regime de alojamento e pequeno-almoço, transferes de partida e regresso, seguro de viagem e taxas.
As agências de viagens dispõem ainda de programas combinados que permitem conciliar as visitas a Havana com as estâncias balneares de Varadero e Cayo Coco ou Cayo Largo.
Os circuitos são outra opção interessante para conhecer a capital cubana e outros locais de interesse histórico e cultural no país. O operador turístico Solférias destaca um roteiro turístico designado por “Cuba Colonial” com a duração de 8 dias que passa por Havana, Trinidad, Santa Clara e Varadero.
Em Havana destacam-se as visitas à Fábrica de Tabaco Partagás, ao Capitólio Nacional, ao Parque Central, ao famoso bar “Floridita”, ao Museu da Revolução, ao Museu do Rum e ao centro histórico com passagem pelas Praças de São Francisco de Assis, a Praça Velha e a Praça das Armas.
Para visitar Havana é necessário passaporte com uma validade mínima de seis meses e visto que é obtido e pago à entrada de Cuba. O cartão de turista é válido durante 30 dias e deve ser carimbado e devolvido à saída do país.