Como Chegar a Londres a Partir do Aeroporto de Heathrow

O aeroporto de Heathrow (LHR) fica localizado 23 quilómetros a oeste do centro de Londres.

Heathrow é o aeroporto mais movimentado do Reino Unido e da Europa. Na verdade, está entre os aeroportos com maior tráfego de passageiros no mundo.

Existem diversas opções de transporte entre o aeroporto de Heathrow e o centro de Londres. Conheça as mais populares.

Metro (Underground)

O aeroporto de Heathrow é servido pela rede de metro. A Piccadily line (linha azul) faz a ligação directa entre os terminais (2, 3, 4 e 5) e o centro da cidade (Leicester Square) em cerca de 55 minutos. Não terá de esperar mais de 10 minutos pela chegada do metro. O serviço funciona entre as 5h10 (5h50 ao domingo) e as 23h45 (23h30 ao domingo).

O bilhete simples custa £6 (zonas 1 a 6) e pode ser comprado nas máquinas automáticas existentes nas estações do aeroporto. Pode ainda usar o cartão pré-pago Oyster, ou o Travelcard de um dia (£18). O metro acaba por ser uma das opções mais baratas, mas é mais demorada do que o comboio.

Comboio

O Heathrow Express é o meio de transporte mais rápido para chegar ao centro de Londres. O serviço liga os terminais 2, 3, 4 e 5 do aeroporto e a estação de Paddington entre as 5h e as 23h55 aproximadamente. Os comboios têm uma frequência de 15 minutos, e a viagem demora também 15 minutos a partir dos terminais 2 e 3 (alguns minutos mais a partir dos terminais 4 e 5).

O bilhete simples (Express Saver) custa £25 em hora de ponta (6h30-9h30 e 16h-19h nos dias úteis) e £22 fora deste período. O bilhete de ida e volta custa £37 ao longo de todo o dia. Estes bilhetes podem ser comprados online, na app ou nas máquinas automáticas existentes nas plataformas. O bilhete Express Standard comprado a bordo é mais caro (uma diferença de £5 em relação ao Express Saver)

O TfL Rail faz parte da rede de transportes de Londres, e integrará a linha Elizabeth prevista para Agosto de 2019. Este comboio é outra das opções para viajar entre o aeroporto (terminais 2, 3 e 4) e o centro da cidade (estação de Paddington). O TfL Rail oferece um serviço um pouco mais barato do que o Heathrow Express mas mais demorado.

A viagem no comboio da TfL Rail dura cerca de 30 minutos, e o serviço tem uma frequência de 30 minutos. Podem ser usados cartões de débito ou crédito com tecnologia contactless, bilhetes individuais e Travelcards zonas 1-6, à venda nas máquinas automáticas, e ainda cartões Oyster. Uma viagem terá um custo de cerca de £10, variando com a hora do dia.

Autocarro

A empresa National Express dispõe de um serviço especial que faz o trajecto entre o aeroporto (Heathrow Central Bus Station) e a estação terminal de Victoria Coach Station.

O serviço funciona entre as 4h20 e as 10h30. Os passageiros que partem dos terminais 4 e 5 poderão ter de mudar de autocarro nos terminais 2 e 3. O bilhete custa desde £5 e pode ser comprado online, no balcão no aeroporto ou nas máquinas (não pode ser adquirido a bordo).

Considerando os engarrafamentos existentes à entrada de Londres, o autocarro acaba por ser a pior opção de transfer para o centro de Londres. A viagem pode demorar entre 40 e 90 minutos dependendo do tráfego automóvel.

No entanto, o serviço da National Express é a melhor opção para quem se desloca para outras cidades britânicas (Bristol, Cardiff ou Brighton, por exemplo) ou para quem pretende deslocar-se para outros aeroportos como Gatwick, Stansted ou Luton.

O serviço nocturno entre Heathrow e centro de Londres (Trafalgar Square) é assegurado pelo autocarro N9 entre as 23h30 e as 5h aproximadamente. Com uma frequência de 20 minutos, a viagem tem a duração de 76 minutos. Aplicam-se as tarifas normais (£1,50 com cartão Oyster ou contactless).

Táxi

O táxi (black cab) é o meio de transporte mais caro para chegar ao centro da cidade. Uma viagem entre o aeroporto e o centro da cidade custa entre £45 e £70 e demora entre 30 minutos e uma hora, dependendo do trânsito.