Como Chegar a Londres: Transferes nos Aeroportos

A cidade de Londres é um dos destinos turísticos mais visitados a nível mundial. É servida por cinco aeroportos, o que pode facilitar a compra de voos baratos mas pode tornar mais difícil o planeamento de uma viagem à capital britânica.

Quer aterre em Heathrow, Gatwick ou London City, ou ainda em Luton ou Stansted, que servem maioritariamente as companhias low cost, saiba mais informações sobre chegadas e partidas, tipos de transferes, preços, horários, e frequência dos serviços.

1. Heathrow

O aeroporto de Heathrow (LHR) fica localizado 23 quilómetros a oeste do centro de Londres. London Heathrow é o aeroporto mais movimentado do Reino Unido e da Europa, com cerca de 190 mil passageiros diários. Na verdade, está entre os aeroportos com maior tráfego de passageiros no mundo.

Este aeroporto é servido pela rede de metro (Piccadily line), uma das opções mais baratas para chegar ao centro de Londres mas bastante demorada (cerca de 55 minutos). O comboio Heathrow Express acaba por ser o melhor meio de transporte, ligando Heathrow e a estação de Paddington em apenas 15 minutos.

2. Gatwick

O aeroporto de Gatwick (LGW) está localizado 45 quilómetros a sul de Londres. London Gatwick é o segundo aeroporto mais movimentado do Reino Unido, depois de Heathrow. O aeroporto serve cerca de 200 destinos em 90 países, transportando 35 milhões de passageiros por ano.

O comboio Gatwick Express é o meio de transporte mais rápido e eficiente para se deslocar entre o aeroporto e o centro de Londres (Victoria Station). A viagem demora cerca de 30 minutos. O autocarro (Easybus ou National Express) é a opção mais barata, mas a viagem pode demorar uma hora ou mais, dependendo do tráfego automóvel.

3. London City

O aeroporto London City (LCY) é o único aeroporto localizado na cidade de Londres, apenas 10 quilómetros a leste da área central, e 5 quilómetros da zona financeira de Canary Wharf.

London City é maioritariamente utilizado para ligações de curta distância a várias cidades europeias. Com apenas um terminal, as chegadas e partidas são consideravelmente mais rápidas do que em Heathrow ou Gatwick.

Para chegar do aeroporto London City ao centro da cidade, pode utilizar o DLR + metro, mas também o autocarro e o táxi.

4. Luton

O aeroporto de Luton (LTN) fica a cerca de 55 quilómetros a noroeste de Londres. Luton é um dos aeroportos londrinos mais importantes no segmento das viagens low cost, servindo companhias com a easyJet e a Wizz Air.

O comboio é a opção mais rápida para se deslocar entre Luton e o centro de Londres.
A viagem do aeroporto até à estação de comboios Luton Airport Parkway é feita num shuttle que está localizado no terminal de chegadas. O percurso demora cerca de 10 minutos. No entanto, a opção mais barata para chegar ao centro de Londres é disponibilizada pelos autocarros low cost da easyBus.

5. Stansted

O aeroporto de Stansted (STN) está localizado 64 quilómetros a nordeste do centro de Londres. Stansted é o terceiro maior aeroporto do Reino Unido, fazendo o transporte de cerca de 20 milhões de passageiros por ano. É ainda o aeroporto que serve diversas companhias aéreas low cost, nomeadamente a Ryanair.

O comboio Stansted Express é a melhor opção de transporte para se deslocar entre Stansted e o centro de Londres (estação de Liverpool Street). A viagem demora cerca de 45 minutos. A opção mais barata é de autocarro com a National Express, easyBus ou Terravision, sendo que a viagem directa e sem paragens demora cerca de 1h15.