Como Chegar a Nova Iorque: do Aeroporto para o Centro

0

Nova Iorque é uma das portas de entrada nos Estados Unidos e um dos principais destinos turísticos a nível mundial, tendo recebido quase 57 milhões de visitantes no ano passado.

A cidade é servida por três aeroportos (JFK, Newark e LaGuardia) que oferecem ligações aéreas para quase todo o mundo.

Se vai viajar para Nova Iorque, fique a saber como ir dos aeroportos para o centro da cidade, incluindo informações e dicas úteis sobre os meios de transporte, preços dos bilhetes, horários e frequências.

Como Ir do Aeroporto de Newark para o Centro

A TAP dispõe de voos diretos entre Lisboa / Porto e o aeroporto de Newark Liberty, situado no estado de Nova Jersey, a cerca de 25 quilómetros de distância de Manhattan (Times Square).

Para chegar à área central da cidade, pode utilizar o comboio, transferes privados, autocarro e o táxi.

Air Train – Comboio

O meio de transporte mais rápido, eficiente e económico para chegar ao centro de Nova Iorque é o comboio. Para ir para a Penn Station no centro da cidade, use o AirTrain que liga o aeroporto aos comboios da NJ Transit.

Em concreto, o AirTrain liga os terminais do aeroporto à estação de comboios (Newark Liberty Internacional Train Station) servida pela NJ Transit e outras linhas ferroviárias. A ligação demora cerca de 15 minutos, dependendo do terminal. O AirTrain funciona 24 horas por dia e 365 dias por ano, com uma frequência de 3 minutos das 5 da manhã à meia-noite (15 minutos fora deste período). Para além da ligação à estação de comboios, o AirTrain liga terminais, parques de estacionamento e lojas de rent-a-car dentro aeroporto; estas ligações são gratuitas (ao contrário da ligação à estação de comboios).

O bilhete simples da NJ Transit custa 5,50 dólares (grátis para crianças até aos 11 anos), e inclui a ligação no AirTrain entre os terminais do aeroporto e a estação de comboios. O mesmo bilhete deve ser apresentado duas vezes: na estação de comboios do aeroporto e ao revisor durante a viagem no comboio da NJ Transit.

Os comboios da NJ Transit funcionam das 6h à meia-noite, com uma frequência de seis comboios por hora até às 21h, e de quatro comboios entre as 21h e a meia-noite. Não é necessária reserva prévia. A viagem entre a estação de comboios de Newark e a Penn Station no centro de Nova Iorque demora aproximadamente 30 minutos.

Ao chegar à Penn Station, poderá continuar a sua viagem de metro ou de táxi, caso o seu hotel não fique localizado nesta zona da cidade.

Newark Airport Express

Outra das opções económicas para chegar ao centro da cidade é viajar no Newark Airport Express, um serviço de autocarros dedicado que faz o trajeto entre o aeroporto de Newark (terminais A, B e C) e três locais no centro da cidade: Grand Central Station (41st Street entre as Park & Lexington Avenues), Bryant Park (entre a 42nd Street e a 5ª Avenida), e o Port Authority Bus Terminal (41st Street entre as 8th e 9th Avenues).

Este serviço funciona das 4h às 2h do dia seguinte, com uma frequência de 15 a 30 minutos conforme a hora do dia. As paragens estão localizadas nos terminais A (paragem 5), B (paragem 2) e C (paragens 5 e 6).

O bilhete de ida custa 16 dólares e o bilhete de ida e volta 24 dólares. Os bilhetes podem ser comprados online, num quiosque do Ground Transportation existente no aeroporto, ou a bordo no motorista.

Táxi

Os táxis estão localizados na zona das chegadas. Este meio de transporte é a melhor opção para quem prefere o conforto e transporta várias peças de bagagem. Uma viagem entre o aeroporto e o centro da cidade custa entre 60 e 70 dólares, incluindo portagens e gorjeta (normalmente 15%).

Transferes Privados

Os transferes privados (shuttles) são outra das opções caso pretenda um serviço porta a porta. Existem diversas empresas que prestam este tipo de serviço (Go Airlink NYC, SuperShuttle) com preços que variam entre 20 e 25 dólares por pessoa. As reservas deste serviço podem ser feitas à chegada nos balcões existentes no aeroporto (Ground Transportation) ou online, onde é possível obter preços mais baixos

Como Ir do Aeroporto de JFK para o Centro

O aeroporto internacional JF Kennedy é a mais importante infraestrutura aeroportuária de Nova Iorque e um dos aeroportos mais movimentados dos Estados Unidos. O JFK está localizado no bairro de Queens a cerca de 30 quilómetros de Manhattan.

Ao aterrar no aeroporto pode optar por vários meios de transporte para chegar ao centro de Nova Iorque.

JFK AirTrain

JFK Airtrain

JFK Airtrain

O JFK AirTrain é uma das melhores opções chegar a Manhattan. O funcionamento é semelhante ao do AirTrain do aeroporto de Newark. O comboio liga o aeroporto JFK e a rede de transportes públicos de Nova Iorque MTA (New York City Transit), incluindo a rede de metro, autocarros e o comboio LIRR (Long Island Railroad). Em particular, a ligação à rede de transportes públicos faz-se em duas estações: a Jamaica Station e a Howard Beach Station.

Na Jamaica Station, a linha E do metro tem como destino Midtown Manhattan e a Penn Station, enquanto que as linhas J e Z devem ser usadas para quem vai para Southern Queens e Northern Brooklyn. O LIRR tem como destino Manhattan West side (Penn Station) e Queens. Quem for para a área de Lower Manhattan, deve apanhar o AirTrain até Howard Beach Station e daí apanhar a linha A do metro.

O preço da viagem é de 7,75 dólares, incluindo 5 dólares do AirTrain e 2,75 do metro. Deve ser adquirido o $7.50 MetroCard (diferente do MetroCard da rede normal do metro). O tempo estimado de viagem varia em função do destino, sendo de 50 minutos se o destino for a Penn Station por metro. Se optar pelo comboio LIRR, a forma mais rápida para chegar a Manhattan, o tempo estimado é de 35 minutos, e o preço da viagem custa cerca de 15 dólares, incluindo a tarifa do comboio. Os bilhetes podem ser adquiridos numa das máquinas à entrada do terminal do AirTrain.

O serviço do AirTrain funciona 24 horas por dia durante 365 dias por ano, com uma frequência de 10 minutos.

NYC Airporter

O NYC Airporter é um autocarro que faz o trajeto entre o aeroporto JFK (terminais 7, 8, 1, 2, 4 e 5) e Manhattan com paragens no Grand Central Terminal (esquina da 42nd Street e Park Avenue), Penn Station (West 33rd Street entre a 5th e 6th Avenues) e Port Authority Bus Terminal (42nd Street entre 8th e 9th Avenues).

A partir da Grand Central Station, os passageiros têm direito a transporte grátis para várias unidades hoteleiras situadas nas proximidades.

O NYC Airporter funciona das 5h às 23h30 com uma frequência de 15 a 30 minutos conforme a hora do dia. O bilhete custa 17 dólares (ida e volta custa 30 dólares).

Transferes Privados

Os transferes privados porta a porta são outra das opções existentes para chegar ao hotel. As empresas SuperShuttle e Go Airlink Shuttle dispõem de um serviço regular entre o aeroporto e vários hotéis no centro de Manhattan com preços que variam entre 17 e 25 dólares.

MTA NYC Bus

A rede de transportes públicos de autocarros de Nova Iorque, gerida pela MTA (Metropolitan Transportation Authority), é a escolha mais económica para chegar ao centro da cidade.

Os autocarros partem do terminal 5 (sector oriental) e têm paragens nos bairros de de Queens e Brooklyn com ligações a outras linhas de autocarro e à rede de metro.

No portal de informações da MTA pode verificar os percursos e paragens das linhas de autocarro (Q10, Q3 e B15). Um bilhete simples custa 2,75 dólares.

Informação Importante
O autocarro NYC Bus só é recomendado caso esteja familiarizado com a rede de transportes públicos a cidade, não sendo aconselhável a quem visita a cidade pela primeira vez.

Táxis

Os táxis no JFK possuem dois tipos de tarifas: preço tabelado (flat fare trip) e por taxímetro.

A tarifa tabelada para Manhattan custa 52 dólares mais portagens (5,50 dólares) e gorjeta (normalmente 15% do valor total). Uma viagem de taxímetro até Times Square custa entre 50 e 70 dólares (no início da viagem o taxímetro deve indicar 3 dólares, o valor base). O preço varia de acordo com o período do dia, o tráfego e o destino final.

Nas viagens durante o horário de maior intensidade de tráfego (das 16h às 20h durante os dias da semana) é necessário pagar uma sobretaxa de 1 dólar. No período nocturno (das 20h às 6h) também existe uma sobretaxa adicional de 50 cêntimos.

Partilhar.