Praga, capital da República Checa, é um dos principais destinos turísticos da Europa Central.
A “rainha da Boémia”, como também é conhecida, é um autêntico museu ao ar livre onde a cada esquina, e em cada recanto, se descobre um pouco da história deste país.
Ao longo dos últimos anos, Praga tem vindo a ganhar notoriedade, sendo hoje um dos principais destinos turísticos da Europa Central em conjunto com Viena e Budapeste.
Como Chegar
A TAP voa diretamente entre Praga e Lisboa a partir de 216 euros, ida e volta, com todas as taxas incluídas.
A partir do Porto a opção mais económica é viajar na companhia aérea Swiss com tarifas desde 185 euros (ida e volta), via Genebra.
Ao aterrar no aeroporto de Praga Vaclav Havel dispõe de várias opções para chegar ao centro da cidade.
A opção mais económica e prática é viajar no Airport Express, um serviço de autocarro expresso, que faz a ligação entre o aeroporto e o centro da cidade, com diversas paragens ao longo do percurso que permitem fazer a ligação à rede do metro.
A paragem do Airport Express está situada na saída do terminal 1. A frequência do serviço é de 30 minutos com um horário de funcionamento das 5h30 às 22h. O tempo estimado de viagem até ao centro é de 30 a 45 minutos conforme o tráfego e a hora do dia.
O bilhete do Airport Express custa cerca de 60 coroas checas (2 euros) e pode ser adquirido a bordo no condutor.
O táxi é a opção mais cómoda para chegar ao seu destino na cidade. Uma corrida entre o aeroporto e o centro da cidade custa 600 coroas checas (20 euros).
Circular na Cidade

Elétrico (tram) de Praga – Linha 23
Praga é uma cidade que pode ser descoberta a pé. Os principais pontos turísticos estão localizados num raio de 2 km. No entanto, se o seu hotel ficar longe do centro histórico, será necessário utilizar os transportes públicos.
A rede de transportes públicos de Praga é constituída por três linhas de metro, autocarros e elétricos (tram), bem como com comboios regionais que servem a área metropolitana da capital da República Checa. Pode consultar o Plano Integrado de Transportes da cidade.
Os horários dos autocarros e dos elétricos estão disponíveis nas paragens. O metro funciona das 5h até à meia-noite.
Um bilhete com a validade de 30 minutos custa 24 coroas checas (czk), o de 90 minutos 32 czk e o de 120 minutos 40 czk. Existem ainda passes de um dia (110 czk) e de 3 dias (310 czk). Todos os bilhetes permitem viajar em toda a rede de transportes sem limite de transferências.
Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras existentes nas estações de metro e de comboio, em tacabacarias, quiosques de jornais, lojas de conveniência, e a bordo dos autocarros e dos elétricos.
Sempre que utilizar a rede de transportes públicos é necessário validar o seu bilhete nas máquinas existentes nas estações ou no interior dos autocarros e elétricos, não sendo necessário validar outra vez caso mude de transporte ou faça uma transferência.
As linhas de elétrico (tram) 14, 17, 22 e 23 são as mais úteis para visitar os principais pontos turísticos de Praga.
Na zona central da cidade, procure utilizar a rede de transportes públicos e evite a utilização dos táxis, principalmente na área da estação central de comboios (Hlavní nádraží), Cidade Velha, e Praça Venceslas, pois existe uma grande probabilidade de pagar 2 a 10 vezes mais do que o preço tabelado.
Passes Turísticos
O Prague CoolPass é um passe turístico que permite visitar mais de 70 atrações turísticas em Praga.
O passe vem acompanhado de um guia com informações sobre os locais que pode visitar gratuitamente, bem como vouchers de desconto em lojas, transferes para o aeroporto, excursões, museus e restaurantes.
De notar que, a partir de Setembro de 2019, Prague CoolPass deixou de incluir a possibilidade de utilizar os transportes públicos da cidade, passando a focar-se exclusivamente nas atrações. O preço do passe começa em 50€ por 1 dia.