Como Obter o Visto para a Austrália

Localizada no hemisfério sul, entre o oceano Pacífico e o Índico, a Austrália é a maior ilha do mundo e um destino de aventura mas também de cidades cosmopolitas e vibrantes.

Se finalmente decidiu fazer esta grande viagem, deve tratar do visto de entrada antes de fazer as reservas dos voos e hotéis. Para isso, necessita de passaporte com validade mínima de 6 meses.

O eVisitor (subclass 651) é o visto mais adequado para os portugueses e os cidadãos de países da UE que pretendem fazer férias na Austrália. É gratuito, e tem uma validade de 12 meses após emissão. Durante este período, pode ser utilizado para múltiplas entradas e estadias no país até três meses.

Os cidadãos brasileiros devem obter o Visitor Visa (subclass 600). Tem um custo de 145 dólares canadianos, e pode ser concedido para estadias até 3, 6 e 9 meses.

Qualquer um destes vistos deve ser solicitado online no site do Ministério da Administração Interna da Austrália.

Pedido do Visto

Para fazer o pedido, basta ter à mão o passaporte e preencher um formulário (em inglês) disponível online com os dados pessoais e o motivo da visita, depois de criar uma ImmiAccount. Se viajar em família ou grupo, cada elemento deve fazer um pedido individual.

Após submissão do pedido, receberá um email de confirmação no prazo máximo de 12 horas. A decisão de autorização do eVisitor é habitualmente dada em 48 horas, enquanto que no caso do Visitor Visa demora em média entre 10 e 20 dias.