Como Requerer o Visto para a Rússia

Para visitar a Rússia em turismo necessita de visto de entrada no país. Tirar o visto para a Rússia não é tarefa fácil, pois são necessários vários documentos, além do passaporte.

O visto para a Rússia tem de ser solicitado no Centro de Vistos da Rússia em Lisboa. Este serviço não aceita documentos nem passaportes que sejam enviados por correio ou fax. O pedido deve ser feito presencialmente pelo próprio ou através de representante legal autorizado com procuração, após marcação prévia.

Conforme informações constantes no site do Centro de Vistos da Rússia em Lisboa, o conjunto incompleto de documentos e o formulário mal preenchido implicam a não aceitação do processo de pedido de visto por parte da secção consular.

Documentos necessários para solicitar o visto para a Rússia

  • Passaporte válido com pelo menos seis meses de antecedência em relação à data de regresso, sendo que o passaporte tem de ter pelo menos duas páginas em branco não preenchidas;
  • Formulário online preenchido e com uma fotografia de tamanho 3,5 x 4,5cm (tipo pase) que deve ser colada no impresso;
  • Fotocópia de voucher obtido junto da agência de viagens, onde devem constar os dados pessoais, prazo de permanência em território russo (datas de ida e regresso), nome da agência de viagens que acolhe o turista, e listagem de serviços disponibilizados (hotéis, passeios, excursões, entre outros). Refira-se que este voucher pode ser comprado numa agência de viagens que tenha um acordo com um parceiro russo;
  • Confirmação da agência de viagens russa;
  • Apólice de seguro médico obrigatório, com um montante de seguro mínimo de 30 mil euros por pessoa. A data do seguro deve ser igual às datas de entrada e saída da Rússia;

O visto de turismo para uma ou duas entradas custa 35€ para entrega em 7 a 10 dias úteis, ou 70€ para entrega em 48h. O pagamento pela concessão do visto por ser feito por transferência bancária ou através do terminal de pagamentos multibanco existente no próprio Consulado.

O Centro de Vistos da Rússia funciona na Av. Defensores de Chaves nº 15 – 6º D, em Lisboa. O horário de funcionamento é das 9h às 17h de segunda a sexta.