Visto para São Tomé e Príncipe – Informações

Para visitar São Tomé e Príncipe é necessário passaporte com validade mínima de 6 meses.

Os cidadãos portugueses, assim como os cidadãos nacionais de outros estados-membros da União Europeia (espaço Schengen) e dos Estados Unidos, estão isentos de visto para permanências inferiores a 15 dias.

Caso pretenda outro tipo de visto, deve solicitá-lo com uma antecedência mínima de 7 dias no eVisaST ou na Embaixada.

eVisaST

Para solicitar o visto online, é necessário o passaporte digitalizado em ficheiro PDF e os dados da viagem, incluindo as reservas dos voos e do alojamento. Depois, são apenas três passos:

  • Seleccionar o tipo de visto pretendido;
  • Preencher o formulário com os seus dados e o itinerário de viagem;
  • Concluir o pedido, após o que receberá um email automático de confirmação.

Note que as informações não podem ser alteradas uma vez submetido o pedido. O pagamento do visto é feito na fronteira, à chegada ao país.

Visto na Embaixada

Pode também solicitar o visto na Embaixada de São Tomé em Portugal, localizada na Avenida 5 de Outubro, 35 – 4º, em Lisboa.

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 9h às 13h (as senhas terminam às 12h30). O levantamento dos documentos pode ser feito apenas entre as 14h30 e as 16h.

O visto pode ser ainda solicitado nos Consulados de São Tomé no Porto (Avenida da Boavista, 1203, Sala 303) e em Coimbra (Avenida Fernão Magalhães, 162 – 2º, Sala 7).

O visto para São Tomé permite ficar no país durante 30 dias ou 180 dias. A emissão do visto tem um custo de 20€, sendo que o prazo de entrega é de 5 dias úteis. Caso necessite da emissão do visto com urgência (um dia), terá da pagar 50€.