Para visitar a Índia é necessário visto. O pedido de visto é efectuado online. Precisa de passaporte com validade mínima de seis meses, e tem de digitalizar uma fotografia tipo-passe e a página de informações pessoais do passaporte.
Existem vários tipos de visto (turismo, negócios, emprego, estudante, trânsito, entre outros). Neste espaço, vamos apenas considerar o visto turístico electrónico (e-Tourist Visa), que é o mais requerido.
Visto Turístico Electrónico
O visto tem de ser solicitado online no site India Visa Online até 4 dias antes da data de chegada à Índia, e com uma antecedência máxima de 120 dias. O processo é constituído por 4 fases:
- Submeter o pedido online (preencher formulário, fazer upload de fotografia e página do passaporte);
- Efectuar o pagamento online (com cartão de débito/crédito);
- Receber o e-Visa online no email;
- Imprimir o e-Visa e levá-lo consigo para a Índia.
O formulário, com várias páginas, deve ser preenchido com os elementos requeridos. Não é necessário preencher o formulário todo de seguida. Tome nota da Identificação Temporária do Pedido (Temporary Application ID) que aparece no topo da página para fazer o preenchimento num momento posterior.
Para finalizar a submissão do formulário, deve fazer upload de uma fotografia e da página do passaporte com a informação pessoal (nome, data de nascimento, validade do passaporte). Digitalize uma foto recente a cores tipo-passe (5 x 5 cm) para um ficheiro com formato JPEG e 1MB de tamanho máximo.
O visto electrónico custa 80 dólares (+2,5% da transacção bancária), e é válido durante 60 dias após a data de chegada à Índia. Pode ser utilizado para o máximo de duas entradas em território indiano.
Durante a sua estadia na Índia, é aconselhável que se faça acompanhar com fotocópias do passaporte, visto, reservas de voos e hotéis, separadas dos originais, de modo a evitar questões de ordem burocrática em caso de extravio ou de roubo.
Para mais detalhes sobre o processo, pode consultar também a página dedicada aos vistos da Embaixada da Índia em Portugal.