A cidade de Copenhaga (København), capital da Dinamarca, com cerca de 1 milhão de habitantes, situa-se no estreito de Oresund no Mar Báltico, próxima da cidade sueca de Malmo.
Copenhaga é uma cidade cosmopolita, mas sem a agitação das grandes metrópoles europeias. É uma cidade pacata que se tem renovado, sendo actualmente um dos centros urbanos mais emocionantes da Europa, rivalizando com Estocolmo pelo lugar da primeira capital do Norte.
Copenhaga é a cidade ideal para uma escapadela de fim de semana, em particular, durante os meses de Primavera e Verão.
O Que Ver
Não muito longe do centro e da City Hall Square, os Jardins de Tivoli não desiludem. Inaugurado em 1843, este parque de diversões é o segundo mais antigo do mundo, e um dos mais visitados na Escandinávia.
A maior atração é a centenária montanha russa, construída em 1914, de madeira e com um travão manual.
Os Jardins de Tivoli estão abertos entre abril e setembro, abrindo também durante a época natalícia.
Próximo dos Jardins de Tivoli, o Museu do Design mostra o melhor do famoso design dinamarquês.
O Palácio Real Amalienborg, residência oficial da monarquia dinamarquesa, fica localizado perto do canal de Nyhavn. O Palácio, datado do século XVIII, é uma obra-prima da arquitectura rococó, sendo composto por quatro edifícios, idênticos na fachada, mas diferentes no interior.
Todos os dias ao meio-dia é possível ver o render da guarda no pátio do palácio. Não muito longe do Palácio Real, é possível visitar a estátua da Pequena Sereia, inspirada no conto publicado por Hans Christian Andersen em 1837, que é o principal símbolo de Copenhaga.

Render da guarda em Copenhaga
Do do lado oposto ao Palácio Real, na ilha de Dokøen, fica localizado o edifício da ópera de Copenhaga, um dos mais modernos do mundo.
O emblema da actual Copenhaga, renovada e voltada para o futuro, é sem dúvida o Black Diamond, como é conhecida a moderníssima extensão da Royal Library. Este edifício anguloso, revestido a granito negro, foi inaugurado em 1999, e é um importante centro cultural com diversas salas de leitura, acolhendo o National Photography Museum, uma galeria de arte, uma sala de concertos e espaço comerciais.
No Museu Nacional de Arte da Dinamarca é possível apreciar excelentes coleções de Rembrandt e Asger Jorn, entre outros artistas. A entrada nas exposições permanentes do museu é gratuita.
A 35 minutos de comboio fica o Museu de Arte Moderna Louisiana, com uma vista panorâmica de Øresund, o estreito que separa a Dinamarca da Suécia. Este museu é um importante centro de arte contemporânea, com uma vasta coleção permanente e diversos eventos e exposições temporárias.

Centro de Copenhaga
O Que Fazer
O centro de Copenhaga é dominado por avenidas amplas como é o caso da Vesterbrogade, que termina na principal rua pedonal – a Strøget – principal rua comercial da cidade com cerca de 2 km de extensão.
O mercado de Torvehallerne tem mais de 60 bancas e lojas que vendem todos os tipos de produtos, desde peixe fresco e carne a especiarias exóticas, passando por chocolates gourmet. É um bom local para comer uma refeição rápida.
Um passeio de barco pelos canais de Copenhaga é outra forma de conhecer a cidade. Existem dois operadores: a Stromma que disponibiliza a Grand Tour por 80 DKK, e a Netto-Badene que cobra cerca de metade do preço por um passeio em tudo semelhante. Os barcos dos dois operadores estão bem visíveis à chegada a Nyhavn.
Alugar uma bicicleta é uma excelente forma de visitar a praia de Amager Strandpark no sul da cidade, ou o parque Dyrehave no norte de Copenhaga. Com um piso plano e uma ampla rede de ciclovias, não há melhor forma de circular na cidade de Copenhaga.
Como Chegar
A TAP tem dois voos directos diários de Lisboa para Copenhaga com tarifas a partir 213€. A companhia alemã Lufthansa voa de Lisboa e Porto para Copenhaga com escala em Frankfurt com tarifas a partir de 167€. Fique a saber como ir do aeroporto para o centro de Copenhaga.
Onde Ficar
Para verificar as melhores ofertas de hotéis em Copenhaga visite o site Booking.com. Consulte ainda uma seleção dos melhores hotéis em Copenhaga.