Viagem à Sicília: de Palermo ao Monte Etna

De Palermo ao Monte Etna percorrem-se as costas da ilha italiana da Sicília, viajando-se por territórios marcados por diferentes culturas que deixaram a sua marca no património construído, nos costumes, tradições e vivências da população local.

Este itinerário pelo Sul de Itália inicia-se na cidade de Palermo, capital da região autónoma da Sicília. A cidade situa-se no noroeste da ilha na costa do Mar Tirreno. Fundada pelos Fenícios há cerca de 3 mil anos, e ocupada por gregos, romanos, árabes e muçulmanos, Palermo possui um rico património cultural, histórico e arquitectónico com influências multiculturais.

Com quase um milhão de habitantes é a quinta maior cidade do país e um importante pólo económico, industrial, comercial e turístico do sul de Itália.

Em Palermo terá a oportunidade de realizar uma visita panorâmica pela cidade que inclui a Catedral, o Palácio de Normanni e a Capela Palatina, as igrejas de Santa Maria dell’Ammiraglio e de San Cataldo e o Palácio Abatellis, entre outros lugares de interesse turístico e cultural.

A partir de Palermo pode ainda realizar duas excursões opcionais: à aldeia medieval de Erice e às salinas de Trapani.

De Palermo segue-se para a cidade de Segesta, onde se visita o templo dórico construído no século IV AC. Em direcção ao Sul ruma-se à cidade de Agrigento.

No caminho visita-se uma propriedade rural em Selinute, onde poderá apreciar diversos produtos típicos da região, como o azeite e o vinho.

Circuito em Itália - Palermo e Monte Etna

Paisagens da Sicilia

Na região de Agrigento visita-se o Vale dos Templos, a Piazza Armerina, a vila romana de Casale, nomeada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, e o bairro de Ibla em Ragusa. Contornando a costa, em direcção a Sul, viaja-se para as cidades de Módica e Noto, conhecidas pelo seu vasto património arquitectónico em estilo barroco, até se chegar a Siracusa, situada no extremo oriental da ilha.

Siracusa possui uma dos maiores legados da cultura grega em Itália com diversos lugares de interesse, como os Templos de Apolo e de Zeus, a Fonte de Arethusa, o Teatro Grego e a Orelha de Dionísio, e o Túmulo de Arquimedes.

Percorrendo a linha de costa chega-se à cidade de Catânia, porta de entrada para visitar o Monte Etna, o maior vulcão activo da Europa que supera os 3300 metros de altitude.

Nesta região visita-se o Monti Silvestri e as suas pequenas crateras de origem vulcânica, Taormina, uma pequena vila pitoresca que todos os anos atrai milhares de turistas, a cidade de Messina, a San Stefano di Camastra, Cefalu até se chegar a Palermo, de onde se regressa a Portugal.

Este circuito é organizado pelo operador turístico Lusanova Tours que divulga preços desde 1254 euros, por pessoa, para viagens entre Março e Outubro.

A viagem tem a duração de oito dias e sete noites com partidas de Lisboa e Porto.

O preço do pacote de férias contempla estadia com pequeno-almoço em hotéis de categoria superior, sete jantares, bilhetes de avião, circuito com guia acompanhante, taxas e seguro de viagens.