Visitar a Costa Rica: O Que Ver e Fazer no Paraíso da América Central

0

Um dos mais belos países da América Central, a Costa Rica tem para oferecer aos seus visitantes paisagens deslumbrantes e um conjunto de atrações ao ar livre.

O país dispõe de excelentes condições para a prática de surf, para caminhadas nas montanhas e florestas, para além de quilómetros de praias e muitas oportunidades para observar a vida selvagem.

Para aqueles que se vão aventurar numa primeira visita à Costa Rica, deixamos as dez principais escolhas dos visitantes.

Praias e Surf

1. Playa Sámara

A praia de Sámara é um verdadeiro bilhete-postal da Costa Rica. Com areia branca e águas azul-turquesa, vários restaurantes e cafés, o local é calmo mas sofisticado. Sámara é destino ideal para umas férias em família.

2. Malpaís e Santa Teresa

Localizados no extremo da Península de Nicoya, Malpaís e Santa Teresa são hoje dois importantes destinos turísticos da Costa Rica. Foi o surf que colocou estas duas localidades no mapa turístico do país.

Com a melhoria das infraestruturas, Malpaís e Santa Teresa passaram a atrair mais visitantes em busca das suas praias e ondas.

3. Montezuma

A nordeste de Malpaís, ainda na Península de Nicoya, a localidade de Montezuma foi outrora uma aldeia piscatória.

Durante os anos 80, Montezuma ganhou popularidade como destino de praia. Os visitantes de Montezuma podem contar com dias preenchidos exclusivamente com mar, sol, areia e descanso.

Montezuma na Costa Rica

Montezuma

4. Puerto Viejo de Talamanca

Localizada no sudeste da Costa Rica, a localidade costeira de Puerto Viejo vive um ambiente descontraído, para o qual muito contribuem as fortes influências do reggae.

O local dispõe de belíssimas praias, vegetação tropical, uma oferta de restaurantes, bares e alojamento, bem como várias atrações nas proximidades. Puerto Viejo é particularmente popular entre os surfistas por ter as maiores e mais poderosas ondas da Costa Rica, conhecidas como “Salsa Brava”.

Puerto Viejo, praias da Costa Rica

Puerto Viejo

Vulcões, Montanhas e Florestas

5. Vulcão Arenal

Se as condições o permitirem, durante o dia, por trás das nuvens de fumo, é possível observar a forma cónica, quase perfeita, do vulcão Arenal, uma dos vulcões mais ativos da região. Mas é durante a noite que o vulcão se torna mais impressionante, com erupções de lava e queda de rochas incandescentes.

Vulcão Arenal na Costa Rica

Vulcão Arenal

6. Monteverde e Santa Elena

As localidades vizinhas de Monteverde e Santa Elena são o ponto de partida para caminhadas nas principais atrações naturais da Costa Rica, as duas reservas de florestas nubladas, assim chamadas devido às camadas de nevoeiro e nuvens baixas que ocorrem nestas florestas tropicais localizadas em montanhas.

O Sky Walk na floresta de Monteverde é uma das visitas guiadas mais populares, que inclui uma combinação de pontes suspensas e cerca de 2,5 km de trilhos na floresta relativamente planos, tornando este passeio acessível à maioria das pessoas.

Floresta na Costa Rica

Floresta Nublosa

7. Parque Nacional Tortuguero

O parque de Tortuguero é um dos mais importantes da Costa Rica, e único pela sua rede de estreitos canais que serpenteiam a selva e os pantanais. As visitas de canoa são a melhor forma de conhecer o parque e de observar a sua rica vida selvagem.

8. Valle Central

O Valle Central e a área em torno da pequena localidade de Turrialba oferecem as mais intensas experiências de rafting da Costa Rica. Quem procura adrenalina, deve reservar um dia para esta atividade. Existem várias empresas que organizam descidas de rafting pelos rios da região.

9. Parque Nacional Manuel Antonio

O parque Manuel Antonio é o mais conhecido dos parques nacionais da Costa Rica. Localizado na costa do Pacífico, o parque combina praias paradisíacas e uma enorme variedade de espécies animais e vegetais. Entre os mamíferos destacam-se o guaxinim, o quati, a cutia, a preguiça, e várias espécies de macacos.

10. Cerro Chirripó

Vistas panorâmicas sobre o oceano Pacífico e o mar das Caríbas é a principal atração do Cerro Chirripó, a montanha mais alta da Costa Rica.

Para poderem desfrutar das vistas, os visitantes têm de subir ao topo da montanha – uma caminhada de 18 quilómetros que não é para todos os gostos. Existem, no entanto, vários trilhos no parque que circunda a montanha e que permitem usufruir da enorme diversidade do parque.

Planear viagem à Costa Rica
Quando Ir
Como Chegar
Onde Ficar
Partilhar.