Cruzeiro pelos Fiordes da Noruega no Hurtigruten

0

O Hurtigruten (expresso costeiro) percorre a costa ocidental e a costa norte da Noruega, desde Bergen, no sudoeste do país, até Kirkenes, junto à fronteira russa.

Numa viagem de onze dias poderá conhecer os mais belos fiordes da Noruega, as ilhas Lofoten, e atravessar o Circulo Polar Árctico e o Cabo Norte.

A Lonely Planet considerou este itinerário como “A mais bela viagem marítima do mundo”.

O Hurtigruten iniciou a sua actividade em 1893. O objectivo inicial era melhorar as comunicações e transportar mercadorias ao longo do território norueguês.

A partir dos anos 80, do século passado, o expresso costeiro começou a dedicar-se ao turismo.

Nas últimas duas décadas, a actividade turística começou a ser actividade principal e o transporte de carga passou a ter um papel secundário. Actualmente, o Hurtigruten dispõe de 14 navios luxuosos que realizam o percurso durante 365 dias por ano.

A cidade de Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, é o porto de partida deste cruzeiro. Antes de embarcar, poderá realizar um passeio por Bergen, onde se destaca a visita ao centro histórico, ao mercado do peixe (Fisketorget), ao forte de Bergenhus, às casas típicas de madeira e ao Museu de Bryggens.

Já em plena navegação, atravessam-se pequenas ilhas e recifes até se chegar ao primeiro porto de escala, Alesund, uma cidade com tradição pesqueira e que é conhecida também pelos seus belos edifícios de Art Noveau. Entre os meses de Abril e Setembro, o cruzeiro navega ao longo da costa interior, onde pode observar o fiorde de Geiranger, um dos mais belos do mundo.

O percurso prossegue em direcção a Molde, Kistiansund, até chegar a Trondheim.

Durante cerca de meio-dia poderá conhecer a cidade de Trondheim, uma das cidades mais antigas e uma das capitais espirituais da Noruega, que possui belas fortificações datadas do século XVII, e onde pode visitar o maior edifício do país construído em madeira (Stifsgarden), a Catedral erigida no século XII, o Mosteiro de Munkholmen e a Fortaleza de Kristiansen.

Descobrir a Noruega no Hurtiguten

Viagem aos Fiordes da Noruega

Rumando para Norte, atravessa-se o Circulo Polar Árctico (latitude 66º 33’ 39” Norte) passando por Bodo, a ilha de Vikingen, e as águas de Vestfjord e de Vesteralen em direcção ao arquipélago das Lofoten, conhecido pela sua beleza natural e por ser um importante centro de pesca do bacalhau. Em direcção à cidade de Tromso realizam-se pequenas escalas em Harstad e Finsnes.

A viagem prossegue rumo ao Cabo Norte, o ponto mais setentrional desta viagem. A paisagem vai-se modificando, passando a dominar o ecossistema de tundra, com vegetação rasteira, onde o cenário passa a ser agreste e selvagem. A viagem termina em Kirkenes, após sete dias de viagem por uma das mais belas paisagens de fiordes do mundo.

Este programa é organizado pelo operador turístico Nordictur, especialista em viagens para a Escandinávia e Báltico, que apresenta preços entre 785 euros (Março/Abril) e 1260 euros (Junho e Julho) para estadia em cabine interior. Em cabine exterior os preços começam nos 1160 euros. O valor da viagem inclui unicamente o cruzeiro. As viagens de avião de Portugal para a Noruega e as deslocações em território norueguês são por conta da viajante.

Partilhar.