Guia de Viagem Cuba: À Descoberta das Caraíbas

0

Cuba é um paraíso parado no tempo. A beleza colonial da Havana antiga, proclamada Património da Humanidade pela UNESCO, a plantação de café de Piñar del Rio, as cordilheiras, os recifes e as pequenas ilhas espalhadas pelo azul imenso do mar são alguns dos encantos que fazem de uma viagem a Cuba uma experiência única.

A República de Cuba localiza-se nas região das Caraíbas, banhada pelo pelo Oceano Atlântico, com influências das correntes do estreito da Flórida e do Golfo do México. O arquipélago é constituído por mais de 4.000 restingas e ilhas.

O Que Ver

A cidade de Havana tem uma arquitetura que impressiona combinando edifícios históricos, herdados do período colonial, com mansões do século XIX e edifícios modernistas que surgiram durante os anos 40 e 50 do século XX. Ao nível cultural, destaca-se o Museu da Revolução, o Museu Nacional das Belas Artes e o Museus de Arte Colonial, bem como a Calle Obispo, a principal artéria comercial da cidade. A Giraldilla, a Fortaleza La Fuerza, a Plaza de la Revolucion, o Paseo del Prado e a Plaza Vieja são outras das atracções turísticas de Havana para ver e sentir.

Carros Típicos de Cuba

Carros Típicos de Cuba

O cemitério de Cristóvão Colombo e o bairro de Miramar, com magníficas mansões das embaixadas, são também locais imperdíveis. A visita a Havana não fica completa sem experimentar os daiquiris no Floridita, um dos lugares favoritos de Ernest Hemingway, e os mojitos na Bodeguita del Medio.

Piñar del Rio é a região mais ocidental do país de plantações de tabaco, onde existe um recife de corais com mais de 200 km, lagoas naturais e um paraíso para os amantes do mergulho. Esta região foi declarada pela UNESCO como Reserva Natural da Biosfera.

Uma visita a Cuba deve incluir uma visita ao Arquipélago Canarreos, constituído por 350 ilhas e recifes com praias deslumbrantes. As praias mais convidativas são Sirena, Lindamar, Luna, Tortugas, Los Cocos e Playa Blanca. A principal estância balnear de Cuba é a região de Varadero localizada na província de Matanzas conhecida pelos seus resorts e pela sua extensão de praias (20 km) de águas quentes e límpidas.

Varadero - Cuba

Varadero – Cuba

Voos

Não existem ligações diretas regulares para Cuba a partir de Portugal. A melhor opção é através da Iberia que voa para Havana a partir de Lisboa e Porto, com escala em Madrid. A Air France e a KLM também voam para Havana, com escala em Paris e Amesterdão, respetivamente. A duração do voo entre Lisboa e Havana com escala é de aproximadamente 13 horas.

Pacotes de Férias

Durante a época alta, existem carreiras de charters diretos entre Lisboa e Havana, contratadas pelas agências de viagens. O operador Soltrópico e a Halcon Viagens têm pacotes que incluem as praias de Varadero, com extensão a Havana, e a agência Abreu tem pacotes de férias em voos da White.

Saber Mais

Para visitar Cuba necessita de passaporte e visto ou cartão de turista (Tarjeta de Turista) que se adquire na Embaixada de Cuba em Portugal (Rua Pêro da Covilhã, 14, Lisboa, tel: 213 015 318). A Embaixada de Portugal em Havana situa-se na Avenida 7ª, nº 2207, esquina 24, Miramar Havana, tel: (00537) 2040149/2042871.

Partilhar.